Cidadeverde.com

Governadores reativam Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável

Imprimir

O governador Wellington Dias e os governadores do Maranhão, Flávio Dino, e do Ceará, Camilo Santana, e o secretário executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves, assinaram, nesta terça-feira (26), em São Luís, um contrato de rateio para a reativação da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável (ADRS). Criada para desenvolver o turismo da Rota das Emoções, a agência é um consórcio público que compõe destinos para os três estados partícipes do contrato.

A atuação da ADRS tem como objetivo a promoção e o apoio à comercialização de produtos turísticos, a qualificação da mão de obra do setor, o fortalecimento da economia e a geração de emprego e renda nos municípios integrantes.

O contrato marca o início das ações para a retomada do desenvolvimento do roteiro que abrange paraísos naturais, que passam por 14 cidades da Rota das Emoções. No Piauí, a rota envolve os municípios de Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia. No Maranhão, a rota integra os municípios de Barreirinhas, Paulino Neves, Araioses, Tutóia e Santo Amaro. No Ceará, a rota passa pelos municípios de Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara.

A assinatura do contrato é fruto de discussões iniciadas ano passado, durante o Salão da Rota das Emoções, em Jericoacoara, no Ceará. O protocolo de intenções do Consórcio Interestadual foi assinado em junho de 2015 pelos governadores Wellington Dias, Flávio Dino e Camilo Santana com objetivo de priorizar atividades para os setores do turismo e da cultura, realizar políticas de desenvolvimento, promoção e retomada das ações que viabilizam o desenvolvimento sustentável das regiões do Delta do Parnaíba e litoral piauiense, Lençóis Maranhenses e litoral Norte do Ceará.

A Rota foi consolidada em 2005 e o roteiro foi reconhecido, em 2009,  pelo Ministério do Turismo como um dos melhores do Brasil. Segundo o governador Wellington Dias, a volta do roteiro turístico da Rota das Emoções representa uma oportunidade de realizar investimentos conjuntos e tornar cada vez mais forte o turismo na região. "A perspectiva é também de buscar recursos para fazer investimentos. Para isso, vamos contar com a iniciativa privada", destaca Dias.

Durante a solenidade de assinatura do contrato, os secretários do Turismo do Piauí, Maranhão e Ceará apresentaram as potencialidades turísticas e definiram as medidas que serão implantadas por cada estado para fomentar a infraestrutura adequada para que o trading turístico possa receber turistas do mundo inteiro. 

Wellington destacou a necessidade de se retomar o Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) e de os estados criarem grupos de trabalho em comum para atuação em áreas específicas como saúde, infraestrutura de transportes, qualificação técnica e capacitação profissional. "Temos que estimular a educação e a formação. Seja ela técnica, profissionalizante ou qualificadora. É necessário ensinar línguas estrangeiras nas escolas, para garantir que a população esteja preparada para receber os turistas", pontuou o governador do Piauí.

Flávio Dino, governador do Maranhão, informou que a Agência já conta com um recurso inicial de R$ 1, 5 milhão a ser repartido igualmente entre os três estados. "O recurso é para alavancar o turismo e para a realização de eventos", declarou Dino. O gestor maranhense afirmou que já está previsto um evento em Berlim, na Alemanha, para apresentar aos investidores alemães as potencialidades da região.

O secretário do Turismo do Piauí, Flávio Nogueira Junior, destacou as belezas do litoral piauiense e do Delta do Parnaíba. "Temos um litoral pequeno, mas que se destaca por ser o mais bonito dos três estados. Estamos planejando medidas para desenvolver uma infraestrutura que contemple Piauí, Ceará e Maranhão", explicou o gestor, acrescentando que a parceria com o Sebrae é fundamental, visto que o órgão vai orientar Estado e empreendedores a focarem no turismo sustentável.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais