Cidadeverde.com

Isolada, Dom Inocêncio suspende início das aulas para abrigar famílias

Imprimir

A cidade de Dom Inocêncio, localizada a 615 km de Teresina, decretou estado de emergência devido as chuvas e o rompimento de pequenas barragens na zona Rural. Cerca de 20 famílias estão desabrigadas e a cidade está isolada devido a quebra de estradas. O início das aulas foi adiado para as escolas receberem desabrigados.

O prefeito da cidade, Luzivalter Dias, está acompanhando de perto a situação das famíliase explica, além da quantidade de chuvas que aumentou nos últimos cinco dias, ocorreu o desabamento de várias barragens. “São pequenas barragens da zona rural que, com a chuva forte cederam e acabaram provocando um efeito em cadeia. A água acabou atingindo as casas. São barragens antigas, com mais de 20 anos”, relata.

Segundo o prefeito, há relatos de pessoas feridas devido a enxurrada, mas muitas famílias necessitam de atenção especial. “O pessoal saiu das casas. Uma casa no interior foi demolida, mas não teve nada de grave, só a perda de bens materiais e móveis”, explica o gestor, acrescentando que muitas pessoas já deixaram suas casas e outras estão sendo aconselhadas a procurarem outros abrigos temporariamente.

Cerca de 30 pessoas estão ocupando uma escola da rede municipal, o que deve alterar o calendário escolar de 2016. “Estamos dando assistência com alimentação e acompanhamento dos nossos assistentes sociais”, garante o prefeito.

Além dos danos às residências, as estradas que ligam o município à Petrolina [PE], onde pessoas recebem assistência médica, e São Raimundo Nonato, está comprometido. “Estamos isolados e ninguém consegue chegar à sede ou a zona Rural. Colocamos máquinas na pista para atravessar e mesmo assim está sendo difícil”, destaca Luzivalter.

A energia elétrica na cidade também está comprometida. Apesar de a Eletrobras ter solucionado a falta no último domingo, algumas regiões irão passar um bom tempo às escuras devido a dificuldade de acesso dos técnicos da estatal.

Diego Iglesias
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais