Cidadeverde.com

Projeto dá direito a gestantes serem acompanhadas por doulas durante parto

Imprimir

Foi apresentado nesta quarta-feira (03), o projeto de Lei que estabelece que as maternidades e estabelecimentos que realizem atendimentos obstetrícos na rede de saúde de Teresina deêm acesso a doulas no acompanhamento às gestantes na hora do parto. A proposta é o do vereador Edvaldo Marques (PSB), que foi lida no expediente de hoje na sessão da Câmara de Teresina e será enviado para as comissões, para que possa voltar à pauta de votações, provavelmente ainda esta semana. 

A profissional conhecida como doula, é treinada para acompanhar o parto e a intenção é que elas possam acalmar a grávida, fazer algo que o marido ou o acompanhante não consiga fazer ou ensinar algo que as gestantes não consigam ou não saibam fazer, como  auxiliar para que respire da maneira correta.

A assessoria de imprensa do vereador informou que ainda não há curso para formação de doula em Teresina, mas que já há alguns profissionais habilitados através do curso oferecido pela Associação Nacional de Doluas, ANDO.

A assessoria informou que o curso é realizado pela ANDO durante alguns ciclos, que não são longos e que doulas aqui na capital têm interesse de fazer especializações, só que não existe ainda estrutura física para tanto.

A ideia do projeto foi sugerida pelas próprias doulas que atuam em Teresina e foi acatada por Edvaldo Marques, que inclusive, informou que teve contato com uma doula recentemente no período do parto da sua filha.

A matéria foi subscrita pela vereadora Rosário Bezerra (PT).

 

Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais