Cidadeverde.com

MPF e MPE cobram ações para impedir carros em praias do Piauí

Imprimir

Os municípios de Luís Correia, Cajueiro da Praia, Parnaíba e Ilha Grande terão de adotar medidas urgentes para prevenir e reprimir o tráfego de veículos nas praias do litoral piauiense. As prefeituras receberam recomendação do Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Estado do Piauí (MPE/PI) para que providências sejam adotadas antes mesmo do Carnaval e durante a Semana Santa, período de grande fluxo de turistas na região. 

O documento recomenda que as prefeituras colocem placas de sinalização, indicando que é proibida a circulação de veículos na faixa de praia. A orientação técnica vem de órgãos de segurança viária e de meio ambiente, como o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio). 

Os proprietários de passeios turísticos e empreendimentos no litoral também devem ser comunicados sobre a proibição pelas prefeituras, que deverão garantir a fiscalização e adoção de punições aos infratores. O ICMBio deverá prestar orientação técnica para os prefeitos. 

A recomendação surge após reunião entre o ICMBio e representantes do Ministério Público e outras instituições. Entre os problemas relacionados ao meio ambiente, o tráfego de veículos na faixa de praia pode contribuir para a supressão de vegetação nativa e destruição de áreas de desova de tartarugas marinhas. 

Além disso, a circulação de carros, motos e outros veículos nas praias apresenta risco aos banhistas e outros turistas que usam o espaço. 

Também não é novidade ver notícias sobre carros atolados no litoral do Piauí. O caso mais recente envolveu um SW4 na praia de Atalaia, em Luís Correia, no final de dezembro de 2015

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais