Cidadeverde.com

Trabalhadores denunciam espancamento por policiais no sul do Piauí

Imprimir

Trabalhadores rurais de Baixa Grande do Ribeiro (538 km de Teresina) denunciaram à Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí (Fetag-PI) uma agressão que teriam sofrido por 15 policiais militares da cidade e de Uruçuí na última quinta-feira (31). Na ocasião, cinco agricultores foram presos por porte ilegal de arma.

 

José Durval, irmão de um dos lavradores espancados, afirma que os trabalhadores possuem contrato de concessão de direito real de uso terras concedido pelo governo estadual para plantio de arroz. Ao todo, são 663 hectares em posse de 10 famílias desde 2005.

 

O motivo do conflito seria uma disputa da área por produtores de soja do município de Balsas (MA) conhecidos como irmãos Peteck. ?Eles querem expandir as terras deles. Na quarta (30), eles estiveram lá 10h nos ameaçando e voltaram na quinta com a polícia?, descreve Durval.

 

O agricultor afirma ainda que nenhuma das famílias possui armas e que as espingardas calibre 12 e 44 teriam sido plantadas pelos Petreck a fim de incriminar os trabalhadores rurais.

 

Evandro Luz, presidente da Fetag designou o advogado da delegação para representar criminalmente os trabalhadores e pediu a secretaria de segurança para investigar o crime, caso contrário ?pode haver mortes?.
 
 
As terras dos irmãos Petreck (dir.) ficam próximas à área onde os lavradores trabalham (esq.)
 
 
Flash de Carloline Oliveira
Redigido por Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: