Cidadeverde.com

Faculdade realiza campanha de doação de sangue e cadastro de medula

Imprimir

A Faculdade FACID | DeVry realiza nesta terça e quarta-feira (16 e 17), de 8h às 17h, mais uma Campanha de Doação de Sangue em parceria com o HEMOPI. O Centro de Hematologia do Piauí disponibilizará na sede da Faculdade, no 2º andar, sala 204, um posto de coleta de sangue para alunos, professores, colaboradores e comunidade em geral. 
 

A Campanha faz parte do Trote Solidário da FACID | DeVry, uma iniciativa da Instituição que substitui a tradicional calourada por uma ação social envolvendo alunos, professores e a comunidade. 
 
Joseci Vale, Diretora-Geral da FACID | DeVry, destaca que há mais de 15 anos a Faculdade desenvolve ações para envolver o aluno em atividades de responsabilidade social, além de orientar e despertar para a cidadania. No “Trote Ecológico”, que acontece no dia 27 de fevereiro, os alunos participam de uma atividade de plantio de mudas das mais variadas espécies em local definido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Doar é preciso
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que de 3% a 5% da população de um país doe sangue, mas, segundo o Ministério da Saúde, este índice não chega a 2% no Brasil. O número diminui ainda mais em períodos de grandes festas populares, como o Carnaval.

Hortência Rocha, Gerente de doação do Hemopi, destaca a empolgação e a solidariedade dos jovens acadêmicos da Faculdade que se engajam no processo de incentivo de novos doadores. 

Segundo ela, além de repor os estoques do banco de sangue, o Trote Solidário ajuda a conseguir novos doadores fidelizados, ou seja, aqueles que fazem a doação pelo menos duas vezes ao ano. Paralelo à doação de sangue, o HEMOPI também está fazendo o cadastro de doadores de medula óssea. 

 

Dicas para o doador
Veja o que é necessário para ser doador:

- Ter idade entre 16 e 69 anos (se for menor de 18 anos é necessário autorização do responsável legal);
- Pesar acima de 50 quilos;
- Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas;
- Estar alimentado, dando intervalo de duas horas após o almoço;
- Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação;
- Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;
- Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia;
- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;
- Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação;
- Respeitar o intervalo entre as doações que devem ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres."
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais