Cidadeverde.com

Multa para donos de animais abandonados em via pública pode chegar a R$ 6 mil

Imprimir

A gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Teresina, Oriana Bezerra, alertou em entrevista ao Jornal do Piauí, desta sexta-feira (19), que a multa para proprietários de animais abandonados em vias públicas pode chegar a R$ 6 mil. Um caso de abandono com grande risco de acidente e danos ao animal e à vida humana foi registrado na manhã de hoje: um cavalo estava circulando pelo viaduto da rua Goiás, por onde passam os trilhos do metrô. 

De acordo com a gerente, os acidentes envolvendo animais em Teresina "já se tornou um problema de saúde pública". Por isso, o CCZ tem realizado constantes campanhas de conscientização e recolhimento desses animais. Segundo ela, criar animais de grande porte é autorizado em situações bastante específicas na zona urbana. 

"Há duas questões envolvidas, uma é a criação irregular. A legislação proíbe criação de bovinos, equinos, suínos e algumas aves no perímetro urbano. Apenas carroceiros regularizados. podem criar. Mas o outro ponto é que não se pode deixar os animais em logradouros públicos, se a pessoa tem a atividade de carroceiro, é preciso manter esse animal em seu domicílio, bem cuidado", orientou. 

Ela disse ainda que o CCZ faz o recolhimento desses animais e que o proprietário é chamado e recebe auto de infração pelo abandono do animal em via pública. A gerente informou também que muitos animais não são identificados para que o proprietário não seja reincidente na infração. "Como não sabemos qual o animal, vários proprietários aparecem e não sã considerados reincidentes", disse. 

Denúncias podem ser realizadas por meio dos telefones 3215-4193  e 3215-9149. 

 

Maria Romero
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais