Cidadeverde.com

Mais de 30 famílias já fizeram cadastro para castração gratuita em Teresina

Imprimir

O Centro de Zoonoses de Teresina (GEZOON), localizado na Rua Minas Gerais, Nº 909 – Bairro Matadouro, zona Norte, está realizando cadastro para castração de cães e gatos, no turno da manhã, de 8h às 12h desde o dia 11 de fevereiro. Já foram cadastradas 34 famílias, que já tiveram a marcação da cirurgia em seus animais marcada e receberão a visita de um veterinário da GEZOON para que este se certifique das condições físicas dos animais antes do procedimento de castração.

“Todos que atendem aos requisitos para o cadastro estão sendo atendidos. Das 34 famílias já cadastradas, cinco são moradoras da Santa Maria da Codipi, o restante são das zonas Sudeste, Sul e Leste, totalizando 93 animais”, explica Oriana Bezerra, gerente da GEZOON.

O dono do animal que desejar realizar o procedimento de castração precisa se dirigir até a Gerência de Zoonoses com RG, CPF, comprovante de residência e algum comprovante de situação de vulnerabilidade. A cirurgia será realizada no Hospital Veterinário da UFPI a partir da primeira semana de março.

As famílias com até um salário mínimo; as que estão em situação de vulnerabilidade social (falta de saneamento básico, moradia inadequada, desemprego e em áreas de situação de risco epidemiológico); as inscritas em programas sociais do Governo Federal (Bolsa Família, Passe Livre, Tarifa Social de Energia, Minha Casa Minha Vida, PETI, Projovem Adolescente, outros) tem total prioridade para realizar o cadastro que possibilita castrar gratuitamente os animais domésticos. Idosos e/ou portadores de necessidades especiais também são prioridade no programa de castração, além de famílias de áreas consideradas prioritárias conforme analise técnicas da FMS/ GEZOON.

“A pessoa não precisa trazer o animal até a Gerência de Zoonoses, apenas seus documentos, pois o procedimento cirúrgico no animal será realizado na UFPI. Aí sim, no dia determinado, o animal deve ser levado para lá”, afirma Oriana Bezerra.

Um convênio firmado no dia 5 de fevereiro, entre Prefeitura e Universidade Federal do Piauí (UFPI), possibilita pessoas de baixa renda marcarem a cirurgia de esterilização dos animais domésticos gratuitamente. A meta para o primeiro ano do convênio firmado entre Prefeitura e UFPI é realizar 80 castrações de animais machos e fêmeas por mês. As castrações acontecerão aos finais de semana no Hospital Veterinário Universitário da UFPI.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais