Cidadeverde.com

Centro da Juventude realiza capacitação sobre violência sexual contra crianças

Imprimir

Iniciou na manhã desta sexta-feira (19), no Centro da Juventude Santa Cabrini, a capacitação do Guia Escolar com os educadores da Casa de Zabelê, unidade de atendimento da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS). Os trabalhos serão continuados no turno da tarde e têm como objetivo promover o debate sobre a utilização do guia escolar dentro da oficina, abordando o tema da violência sexual contra crianças e adolescentes.

Para Suely Coêlho, coordenadora da Casa de Zabelê, a importância de se falar sobre um tema tão delicado é primordial para os educadores que estão no cotidiano com as crianças. "É muito importante a capacitação para que os educadores possam saber conduzir da melhor forma a situação, caso ocorra. O guia escolar é bastante ilustrativo e com uma linguagem bastante fácil. Tentamos fazer com que esse assunto tão importante seja debatido de uma forma simples e prática para todos", explicou.

A entidade realiza atendimento especializado a crianças, adolescentes e jovens do sexo feminino, em situação de vulnerabilidade social, vítimas de violência, com foco especial na exploração sexual, atuando de forma ética, profissional e colaborativa, observados os princípios da eficácia, eficiência e responsabilidade social.

A ideia de implantar a Casa de Zabelê surgiu em 1994 e foi promovida pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, frente à situação de violência imposta às meninas que eram exploradas sexualmente nas principais praças de Teresina. 

Em 29 de Agosto de 1996 a Casa de Zabelê foi aberta ao público, sendo fruto de uma parceria entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento, Prefeitura Municipal de Teresina por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS) e Ação Social Arquidiocesana, sendo que a parceria entre as duas últimas instituições ainda se mantém, cabendo à ASA a coordenação da Casa e à Prefeitura os recursos financeiros. Também é um importante parceiro o SESC Mesa Brasil.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais