Cidadeverde.com

F1 confirma nova classificação e carros mais rápidos em 2017

Imprimir

A Fórmula 1 confirmou nesta quarta-feira que deve abandonar o sistema de classificação vigente na categoria desde 2006. Em seu lugar, a FIA estabeleceu um formato parecido, mas com algumas alterações que prometem mudar a dinâmica da sessão para quem assiste pela televisão.

As ideias, já aprovadas pelas equipes, serão agora analisadas com mais detalhes antes de uma votação na próxima semana pelo Conselho Mundial de Automobilismo da FIA.

A FIA disse: "O novo sistema está sendo avaliado para a introdução, potencialmente no início da temporada de 2016."

As mudanças são idênticas às reportadas nesta última terça-feira pelo Motorsport.com. Veja abaixo como ficaria a nova dinâmica.

Q1

-16 minutos de duração;
- Após sete minutos, o piloto mais lento é eliminado;
- Depois, a cada segmento de 1min30s o mais lento é eliminado, até a bandeira quadriculada;
- sete pilotos eliminados, 15 avançam para o Q2.

Q2

-15 minutos de duração;
- Após seis minutos, o piloto mais lento é eliminado;
- Depois, a cada segmento de 1min30s o mais lento é eliminado, até a bandeira quadriculada;
- sete pilotos eliminados, oito avançam para o Q3.

Q3

-14 minutos de duração;
- Após cinco minutos, o piloto mais lento é eliminado;
- Depois, a cada segmento de 1min30s o mais lento é eliminado até que, a 1min30s do final, restarão os dois pilotos que lutarão pela pole position.

Mudanças para 2017

Já para 2017, visando aumentar a velocidade da F1, a FIA aprovou novas dimensões para os carros. Os pneus, a largura do carro e as asas dianteiras e traseiras serão aumentados.

Embora saiba-se que Mercedes, Red Bull e Toro Rosso tenham votado contra o que se tornou conhecido como a “proposta McLaren”, para os carros terem 25% mais downforce, as mudanças tiveram apoio suficiente para passar pela Comissão da F1. A última data para alterações no regulamento é 30 de Abril. Após isso, eles entrarão em vigor para 2017.

Motores

As fabricantes e a FIA continuam trabalhando em planos para reduzir os custos e garantir o fornecimento de motores.

Entende-se que há diferenças de opiniões sobre as necessidades de os fabricantes fornecem motores a um determinado número de equipes, bem como assegurar que o desempenho das várias unidades possuam convergência. A F1 também visa aumentar o barulho dos carros.

Cockpit fechado

A FIA também confirmou que o cockpit fechado deverá ser implementado em 2017.

"A Comissão da F1 confirmou a intenção de introduzir alguma forma de proteção ao cockpit a partir da temporada 2017", disse

"Todas as partes interessadas estão trabalhando juntas para tornar isso uma realidade. O conceito circular (Halo) é a opção preferida. Outras opções, como a proteção do cockpit transparente, continuarão sendo avaliadas."

 

Fonte: MOTORSPORTS

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais