Cidadeverde.com

Governo e enfermeiros tentam acordo para acabar greve nesta segunda

Imprimir

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ/PI) vai intermediar uma mesa de negociação nesta segunda-feira (29), entre o Sindicato dos Enfermeiros Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Piauí (Senatepi) e o Governo do Estado, para por fim a greve da categoria. A paralisação completou 24 dias neste domingo.

De acordo com o Senatepi, os profissinais reivindicam a regulamentação da Gratificação de Incentivo à Melhoria da Assistência à Saúde (GIMAS) e um reajuste salarial de 18%.

"Esperamos que chegamos a um denominador comum nesta mesa de negociação. Estamos pedindo a regulamentação equânime da Gimas e o reajuste salarial de 18", afirmou João Sérgio de Moura, presidente do Senatepi.

Segundo o presidente, um enfermeiro hoje no Piauí ganha R$ 2.225 e um técnico em enfermagem R$ 1.117. "Queremos também o enquadramento no plano de carreira", ressaltou.

O governo deve fazer uma nova proposta durante a reunião, que será comandada pelo desembargador Erivan Lopes.

A greve chegou a ser declarada ilegal no dia 11 de fevereiro, mas o sindicato recorreu da decisão. O governo alegou que o adiamento de cirurgias poderia colocar em risco a saúde e a vida da população.

 

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais