Cidadeverde.com

Institutos de Pesquisa de vários lugares do país se reúnem nesta terça em Teresina

Imprimir

Com o objetivo de reunir os principais institutos públicos de pesquisa do país e manter um intercâmbio institucional e intelectual entre esses órgãos, a Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí – CEPRO realizará nesta terça-feira (01) o seminário “Os Institutos Públicos de Pesquisa, Políticas Públicas e Diálogo com a Sociedade”. O evento terá a participação de entidades como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -IBGE, com representantes locais e nacionais, Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos – IMESC, Instituto de Pesquisa do Ceará-IPECE e Instituto de Pesquisa Aplicada – Ipea. Para congregar todas essas entidades, também estará em Teresina o presidente da Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística - Anipes, Júlio Flavio Gameiro Miragaya.
 
De acordo com o presidente da Fundação CEPRO, Antônio José Medeiros, é importante, nesse momento de reativação, de redinamização da CEPRO, a Instituição manter um intercâmbio com as entidades que exercem um papel semelhante nos outros Estados. “Assim como nós, existem dezenas em todo o país, praticamente em todos os 27 estados do Brasil, bem como uma Associação que integra todas elas, e essa discussão é aberta para todos os órgãos públicos que se interessam na questão da pesquisa, dos dados que podem vir a subsidiar o planejamento do Estado, o monitoramento, e a abertura também para a universidade”, afirma ele. Que completa: “De agora em diante a estratégia de trabalho da CEPRO será essa, por um lado atender as demandas dos diversos órgãos estaduais, no que se referem a Estatísticas, informações, estudos, mas também trabalhar em parceria com a UESPI, a UFPI e o IFPI”.
 
O evento terá a participação da representante da presidência do Ipea, a diretora de planejamento e pesquisa Patrícia Alessandra Morita, e o Diretor de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas do IMESC, Carlos Frederico Lago Brunnet, que falarão sobre a “Experiência das Entidades, Intercâmbio e Diálogo com a Sociedade. Também representando o Ipea, estará no evento o técnico em planejamento e pesquisa, Constantino Mendes, que falará sobre as “Parcerias Institucionais e a Disseminação de Informações”. Do IBGE estarão Semiramis Freire Valente e Pedro Andrade de Oliveira, respectivamente supervisora do setor de Disseminação de Informações e supervisor do setor de Pesquisas Agropecuárias do IBGE-PI.


Da Redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais