Cidadeverde.com

Rafaelle comemora seu primeiro aniversário fora do hospital

Vestida de princesa e rodeada pela família e amigos, Rafaelle comemorou essa semana seu primeiro aniversário fora do Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Depois de passar por um longo processo de desospitalização ela agora mora com sua família e festeja sua nova vida.

Rafinha era moradora da UTI do HUT desde seu primeiro ano de vida. Hoje, completando cinco anos, é considerada um exemplo de superação para todos que a acompanharam e concorreram para que este momento virasse realidade.

Deilane Vieira, mãe da Rafaelle, disse que sonhava todos os dias com este momento e que sua família agora está completa. “Poder ter minha filha em casa é um sonho realizado. É tanta felicidade que não cabe em meu coração”, disse emocionada.

Para que tudo isso fosse possível a Prefeitura de Teresina montou na casa de Rafaelle todos os equipamentos (Oximetro, aspirador, aparelho de ventilação mecânica, gerador, etc) necessários para mantê-la confortável e bem assistida. Além disso, ela é acompanhada pela Equipe Multidisciplinar de Atendimento Domiciliar do HUT com visitas semanais para monitorar e atender suas necessidades.

“Rafinha se adaptou muito bem a sua nova vida. Ela já está apta a frequentar uma escola e ter sua inclusão social efetivada. A ida da Rafinha pra casa foi uma grande vitória para todos nós e para ela que se mostrou uma grande guerreira”, declarou Iraildes Gomes, coordenadora da EMAD.

De acordo com o Dr. Carlos Leonardo, gerente médico da UTI Pediátrica, Rafinha sofre de uma síndrome rara conhecida por Amiotrofia Muscular Espinhal Progressiva (AMEP). É uma doença degenerativa da medula espinhal que afeta a parte motora, levando o paciente a um quadro de fraqueza muscular. “Rafaelle tem a forma mais branda da doença e superou todas as nossas expectativas. Já está desenvolvendo todas as atividades do dia a dia como uma criança normal. Tudo, claro, dentro das suas limitações”, explicou.

A EMAD é um Programa de Desospitalização do Ministério da Saúde voltado aos pacientes que possuem quadro clínico estabilizado, mas que necessitam de cuidados especiais que podem ser fornecidos no ambiente domiciliar. São pacientes que estão no pós-operatório ou que sofreram um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou Traumatismo Cranioencefálico (TCE), entre outros.

Atualmente a EMAD do HUT presta assistência a 60 pacientes que passaram pelo processo de desospitalização. Desde sua implantação, em janeiro de 2015, já atendeu 186 pessoas.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais