Cidadeverde.com

Ceir fará mutirão para atender deficiência intelectual neste sábado (5)

Imprimir

Pessoas com deficiência intelectual, síndrome de Down ou Transtornos do Espectro Autista (TEA) que aguardam pela reabilitação intelectual no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) serão beneficiadas em mutirão de atendimentos neste sábado (5), no horário de 8h às 12h, na sede do centro.

O mutirão irá mobilizar 27 profissionais do Ceir para atender 42 pacientes que já passaram pela triagem no centro e aguardam por consulta médica de admissão ou por avaliação global para iniciarem as terapias da reabilitação intelectual.

O Ceir iniciou os atendimentos em reabilitação intelectual em março de 2015, após ser habilitado pelo Ministério da Saúde como Centro Especializado em Reabilitação (CER) III, e já soma mais de cinco mil atendimentos realizados em um ano, entre consultas e terapias, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Acesso ao tratamento

Para ter acesso ao serviço de reabilitação ofertado pelo Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), as pessoas devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência e fazer uma consulta com um médico do Programa de Saúde da Família ou credenciado pelo SUS e solicitar o preenchimento da guia de marcação de consultas do SUS. Em seguida, a pessoa deve procurar o setor de marcação de consultas online do SUS no Posto de Saúde ou Secretaria de Saúde do seu município para ser encaminhado para “triagem reabilitação Ceir”.

No caso de usuários com deficiência intelectual ou TEA, o encaminhamento deverá ser feito por médico pediatra, psiquiatra, neurologista ou neuropediatra da rede pública. No caso de usuários com síndrome de Down, o encaminhamento poderá ser feito por qualquer médico da rede pública. Na triagem do Ceir, o usuário deve levar laudos e/ou atestados prévios, exames complementares já realizados e relatório escolar.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais