Cidadeverde.com

Doenças do coração matam mais mulheres que o câncer de mama

Imprimir

Levantamento da Sociedade Brasileira de Cardiologia apontou que doenças do coração matam mais mulheres que o câncer de mama. Mais de 11 mil pessoas já morreram no Brasil somente nos primeiros dias deste ano, em decorrência das doenças cardiovasculares. Líderes de mortalidade no país, patologias como infartos, derrames e a hipertensão tiram a vida de quase 350 mil pessoas ao ano. Desse total, 30% corresponde às mulheres, o que supera os índices de óbitos provocados por tumores de útero (5.430) e de mama (14.388) juntos.

A estimativa é de que nas próximas duas décadas, o número de falecimentos em decorrência de doenças cardíacas entre as mulheres ultrapasse o de homens, devido a hábitos pouco saudáveis.Falta de atividade física e alimentação inadequada estão entre ou fatores que contribuem para o aumento dos índices.  

Como a doença cardíaca se manifesta de forma atípica na mulher, a paciente demora mais a procurar auxílio médico. Um exemplo é a forte dor no peito, que irradia para o ombro indicando infarto entre os pacientes do sexo masculino, mas não necessariamente entre as mulheres.

"A mulher tem dor atípica: sente mal estar, cansaço e dor da região epigástrica, sintomas que fazem com que demorem mais para procurar médico. Por isso, elas têm que ficar mais atentam e procurar rapidamente uma emergência", disse o cardiologista Vítor Lima.

 

Com informações Notícia da Manhã
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais