Cidadeverde.com

Saiba como evitar as viroses no período chuvoso

Imprimir

Como evitar – Ainda de acordo com o infectologista Fernando Chagas, são várias as maneiras de diminuir a exposição aos vírus. “Se agasalhar, lavar as mãos sempre que sair do banheiro, após andar em transporte coletivo e depois de contato com pessoas com sintomas já é um ótimo começo”, disse. O médico também alerta que evitar aglomerados em períodos de maior transmissão ajuda.

 

Cuidados – Os medicamentos de venda livre para tosse e resfriado podem aliviar os sintomas em adultos e crianças, mas consultar o médico é indispensável. “Caso o paciente sinta dores musculares, tenha febre, dor de cabeça, fraqueza e demais sintomas, procure primeiro a atenção básica [Unidade de Saúde da Família]. Caso os sintomas sejam mais intensos, com sinais de gravidade, uma Unidade de Pronto Atendimento [UPA] será a melhor opção. A virose clássica, o resfriado e a gripe são, na grande maioria das vezes, doenças benignas, porque se resolvem sozinhas”, completou o infectologista.

Tratamentos complementares (canjas, vitamina C, sucos naturais) são seguros para a maioria das pessoas, mas também vale a recomendação de procurar o atendimento médico. “Importante também lembrar que a hidratação é primordial, então, se adoecer, beba muita água, procure se alimentar bem e vá ao médico mais próximo”, recomendou Fernando Chagas.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais