Cidadeverde.com

TRF julga mérito e oficializa soltura do ex-prefeito e dois irmãos

Imprimir

A quarta turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região decidiu nesta terça-feira (8), por unanimidade, oficializar o habeas corpus do ex-prefeito de Caracol,  Isael Macedo Neto. O ex-gestor estava solto sob efeito de uma liminar concedida pelo juiz federal Alexandre Buck Medrado Sampaio.  

Isael foi preso no dia 20 de janeiro pela Polícia Federal, após se entregar, em consequência da Operação Geleira, deflagrada para cumprir 84 mandados de busca e apreensão e de prisão em 13 municípios do Piauí.  O ex-gestor passou seis dias detido no Grupamento Tático Aeropolicial (GTAP).

A quarta turma oficializou também a soltura dos irmãos de Isael, os ex-secretários Yuldeman Macedo e Idilvan Macedo. Os dois passaram quatro dias detidos no presídio de São Raimundo Nonato.

Na épóca da operação, a PF prendeu sete prefeitos, dois ex-prefeitos, assessores, secretários e ex-secretários acusados de participarem de um esquema de desvio de recursos públicos que chega a R$ 20 milhões em dois anos. 

O esquema usava notas fiscais frias e empresas fantasmas para atuar como fornecedoras dos municípios e desviar recursos públicos destinadas ao SUS e ao Fundo de Desenvolvimendo da Educação Básica (FUNDEB).

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais