Cidadeverde.com

China abre Jogos com exuberância e cerimônia cheia de cores

Imprimir
Depois de sete anos de preparação, a China deu início oficial aos Jogos Olímpicos de Pequim-2008 às 9h (de Brasília) desta sexta-feira, no Estádio Nacional, mais conhecido como Ninho do Pássaro. A cerimônia de abertura misturou superstição, segurança e tecnologia com a cultura tradicional do país.
 

A cerimônia começou com uma grande queima de fogos e uma contagem regressiva, mostrada no centro do estádio através de um mosaico de luzes. Na seqüência, percussionistas tocaram tambor enquanto falavam a frase do pensador Confúcio "Amigos vieram de tão longe, estamos muito felizes".
 

 
Confúcio, que viveu na China de 551 a 479 a.C., foi o criador do confucionismo, corrente que forneceu as bases do pensamento tradicional chinês, com princípios como a obediência a um sistema hierárquico e à família e a busca do bem comum.
 

A cerimônia prosseguiu com uma queima de fogos que cruzou Pequim, partindo da Cidade Proibida até o Ninho do Pássaro, representando os passos da caminhada dos atletas até os Jogos Olímpicos.
 

 
Durante a cerimônia, os chineses mostraram as fases de sua história, pulando da China Imperial para a China Moderna. Também tiveram destaque invenções do país como a pólvora, o papel, a impressão e a bússola. Tudo repleto de cores, coreografias e muita tecnologia.
 

A bandeira chinesa foi conduzida para o estádio por 56 crianças, cada uma representando uma etnia existente na China. "Wo he ni" (eu e você), o hino oficial da competição foi cantado pelo chinês Liu Huan, ídolo pop que conseguiu ser número um em vendas por dez semanas consecutivas no país, e pela cantora britânica Sarah Brightman.
 

Desfiles

O desfile das 204 delegações começou em seguida. O número inicial era de 205, mas Brunei ficou de fora por não ter inscrito nenhum atleta. A entrada dos países aconteceu de acordo com o alfabeto chinês, com excessão da Grécia, que, pela tradição é a primeira a desfilar, por ser o berço dos Jogos Olímpicos.
 

 
A delegação de Taiwan foi muito aplaudida ao entrar no Estádio Nacional. Os taiwaneses têm uma relação complicada com a China, que considera o país parte de seu território e espera uma reunificação. Pequim já ameaçou invadir a ilha se esta declarar a independência.
 

O Brasil foi a 39ª delegação a desfilar. O porta-bandeira brasileiro foi o velejador Robert Scheidt. Dono de três medalhas olímpicas, sendo duas de ouro, ele pode se tornar o primeiro atleta brasileiro tricampeão olímpico.

Os Estados Unidos entraram com o sudanês, López Lomong, como porta-bandeira. O atleta criticou recentemente o governo chinês pelo apoio ao Sudão. O país africano vive um conflito desde 2003, quando um grupo armado se rebelou contra o governo pela situação de pobreza na qual se encontrava a região de Darfur, no oeste do Sudão.
 
As delegações das Coréias entraram separadas, diferentemente das últimas duas Olimpíadas. As relações entre os países ficaram complicadas nos últimos meses com a posse do novo presidente sul-coreano, Lee Myung-Bak, em fevereiro, e a morte de uma turista sul-coreana baleada por um soldado norte-coreano em 11 de julho.
 

 
A China, a maior delegação da Olimpíada com 639 atletas, encerrou o desfile dos países sendo ovacionada pelo público presente no Estádio Nacional.
 

A bandeira olímpica entrou no Ninho do Pássaro carregada por oito pessoas, sendo uma delas tibetana. Manifestações pela libertação do Tibete marcaram o trajeto da tocha olímpica pelo mundo. Ativistas fizeram protestos em Londres, Paris e San Francisco acusando a China de violar direitos humanos e de reprimir com violência protestos no Tibete.

Entrada da tocha

O momento mais aguardado da cerimônia foi a entrada do ex-ginasta chinês Li Ning, que teve a honra de ser o último a carregar a tocha olímpica. O nome da pessoa encarregada pela última fase desse percurso era um dos segredos guardados pela organização do evento.
 

 
Ning é o ginasta mais importante da história chinesa, tendo conquistado seis medalhas em Los Angeles-1984, três delas de ouro. Atualmente, ele dirige uma companhia de material esportivo.
 

Entre os nomes cotados para acender a pira estavam os dois principais astros do esporte do país na atualidade, o jogador de basquete Yao Ming e Liu Xiang, campeão olímpico dos 110 m com barreira em Atenas-2004.
 

 
Li Ning foi alçado ao ar como se estivesse flutuando, deu uma volta no estádio correndo próximo à parede e acendeu a pira olímpica através de um sistema.
 


Fonte: Folha Online
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: