Cidadeverde.com

Amigos do Peito chega à região norte do PI e realiza 400 exames

A dona de casa Fátima Pinheiro, 63 anos, é de Luzilândia e nessa quinta(10) teve a oportunidade de realizar o exame de mamografia pela segunda vez na vida. Agora, no seu próprio município, por meio do Programa Amigos do Peito, da Secretaria de Estado da Saúde. “É uma excelente oportunidade, nem sempre temos condições de ir até a capital e essa carreta está ajudando muita gente”, enfatiza.

Como dona Fátima, 400 mulheres serão atendidas no período de 10 a 16 de março, dos municípios de Luzilândia, Madeiro, Joca Marques, Esperantina, São João do Arraial e Morro do Chapéu. O Programa Amigos do Peito visa atender gratuitamente mulheres entre 50 a 69 anos de idade, na prevenção e rastreamento do câncer de mama.

Na primeira etapa do Programa, foram atendidas mais de 3000 mulheres e um homem, da região centro/sul do Estado. Luzilândia é o primeiro município na região norte a ser beneficiado e tem animado as pacientes. A aposentada Maria da Conceição Siqueira, 70 anos, além da animação, distribuía otimismo para as colegas na sala de espera para o exame. “Sou diabética e preciso me cuidar. Digo isso pra todo mundo que o nosso maior bem é a saúde. E esse programa está sendo importante para a mulherada dessa região que não tem condições financeiras. Estou muito feliz”, destaca.

Amigos do Peito

Voltado prioritariamente às mulheres entre 50 a 69 anos de idade, o Programa Amigos do Peito visa atender aproximadamente 20 mil mulheres a mais, por ano, em todo o estado. Equipada com dois mamógrafos e um aparelho de ultrassom, ofertando os serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS), cada carreta tem capacidade para realizar 40 procedimentos de mamografia por dia.

Para ter acesso aos exames ofertados pelo Programa Amigos do Peito, é necessário que a mulher tenha o encaminhamento da unidade de saúde do seu município. “É importante que a paciente procure a unidade mais próxima de sua casa ou procure mais informações na secretaria municipal de saúde”, informa o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa.

A mulher atendida pelo Programa e que apresente imagens sugestivas de câncer de cama, após a realização da mamografia, será encaminhada para serviço previamente pactuado, para realização de exames diagnósticos, como consulta com especialista, biópsia e anatomopatológico.


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais