Cidadeverde.com

Escolas de Dança e de Música serão inauguradas e oferecerão mais de 2 mil vagas

  • escola.jpg
  • escola1.jpg
  • escola2.jpg
  • escola3.jpg
  • escola4.jpg
  • escola5.jpg

As escolas de Dança Lenir Argento e Escola de Música de Teresina serão inauguradas na próxima segunda-feira (14) e, juntas, irão oferecer mais de 2.300 vagas. Ambas estão situadas na Central de Artesanato Mestre Dezinho, no Centro de Teresina, em frente à Praça Pedro II.  Elas foram totalmente reformadas e modernizadas.  O Artesanato também será reformado, completando o projeto de revitalização do Complexo Cultural Praça Pedro II. 

“A escola já prestava um grande serviço à comunidade e, com esse espaço definitivo, vai prestar muito mais. Estamos em frente ao Theatro 4 de Setembro, esse é o melhor local. Essa é uma grande conquista para os músicos em principalmente, para toda a sociedade. Agora que temos esse espaço, nossa meta é levar par aos bairros”, comentou o maestro Aurélio Melo em entrevista ao Jornal do Piauí, nesta sexta-feira (11).   

Já o diretor da Escola de Dança do Piauí, Datan Izaká, comentou que os interessados em participar deverão participar das seleções. “É preciso fazer um teste de aptidão. Precisamos adotar alguns critérios porque a procura é maior do que a quantidade de vagas oferecidas”, disse. Um dos critérios é a renda domiciliar.  

Uma tela gigante do artista plástico Nonato Oliveira foi instalada no espaço. 

Estrutura 
De acordo com a Secretaria Estadual de Cultura (Secult), a Escola de Música terá oito novas salas e passa a se chamar Possidônio Queiroz, uma homenagem ao compositor de grandes valsas, nascido na cidade de Oeiras. Já a escola de dança ganhou três novas salas, adequação do piso de madeira em compensado naval que é apropriado para as aulas de dança. 

Ao todo, foram investidos, nas duas escolas, cerca de R$ 350 mil do tesouro, que contempla pintura, instalação elétrica e hidráulica, climatização e adequação das salas. Para o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, os alunos retornarão às salas de aula, recebendo esse grande presente, que já era um pedido antigo dos estudantes das duas escolas. 

“As escolas de dança e música, após esta intervenção, passarão a contar com oito novas salas, nova infraestrutura e novos instrumentos. Poucos estados possuem uma escola como a nossa e precisamos tratá-la bem. Esta obra é um presente para essas duas instituições, que agora recebem a mais completa reforma e modernização”, afirma o secretário. 

Outras Reformas 
Com relação à reforma de todo o prédio da Central de Artesanato Mestre Dezinho, a  Secult informou que já foi autorizada pelo governador do Estado, Wellington Dias, e está orçada em R$ 1,8 milhão. As obras deverão ser iniciadas ainda neste semestre. 

Além das Escolas de Dança e de Música, outras obras importantes estão sendo entregues, como a do sobrado Major Selemérico, em Oeiras, com entrega prevista para o dia 17 de março. E, em Teresina, o Theatro 4 de Setembro recebe restauração, assim como a sede do Memorial Zumbi dos Palmares. O Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes será a próxima casa a ganhar reforma na capital.

Carlienne Carpaso
Com informações da Secult
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais