Cidadeverde.com

Escolas de Dança e de Música em Teresina são reabertas ao público após reforma

Imprimir
  • dias61.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • 20160314074931.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • 2016031407.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • 20160.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • 20160314074923.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • 20160314074.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • 20160314074924.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • 201603.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • novo.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • 20160314071659.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • 2016031407165.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • dias.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • dias1.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • dias2.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • dias3.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • dias4.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • dias5.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • dias6.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com

“Ficou muito além do que esperávamos”. A frase, do aluno da Escola Estadual de Dança Lenir Argento, David Oliveira, de 17 anos, traduz a sensação ao receber de volta uma escola restaurada e modernizada. Esse era o mesmo sentimento compartilhado por alunos, professores e funcionários da Escola Estadual de Música Possidônio Queiroz, que também passou por reforma e foi reaberta ao público na manhã desta segunda-feira (14), durante solenidade que contou com a presença do governador do Estado, Wellington Dias, do secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, e da secretária estadual de Educação, Rejane Dias.
 
Convidados e autoridades conheceram as novas estruturas das duas escolas. Na entrada da Escola de Dança, um painel de 3 metros, feito pelo artista plástico Nonato Oliveira, deu às boas-vindas aos visitantes. Em uma das salas, 22 alunos encantaram os presentes com uma coreografia montada especialmente para a ocasião, uma reverência ao samba, ritmo genuinamente brasileiro. Pelos corredores da Escola Estadual de Música, que passa a se chamar Possidônio Queiroz, músico oeirense, as salas de aula ganharam nomes de artistas da música piauiense.
 
Na sala de cavaquinho e violão “Mestre Colombo”, o próprio artista, hoje com 82 anos, cumprimentava os visitantes, orgulhoso da homenagem recebida. “Nasci em Sobral, mas vivo no Piauí há mais de 50 anos. Já sou piauiense. Estou muito feliz com a homenagem”, disse Mestre Colombo. A neta de Possidônio, Vanda Queiroz, também falou da alegria ao ver o nome do avô na Escola de Música. “Ficamos muito surpresos e felizes. Nós conseguimos reconhecer enquanto filhos e netos a importância que ele teve. Ele merece muito essa homenagem”, diz Vanda.
 
No auditório professor Reginaldo Carvalho, da Escola de Dança, alunos e músicos da Orquestra Sinfônica de Teresina, sob a regência do maestro Aurélio Melo, coordenador da instituição, tocaram o Hino do Piauí e duas valsas de Possidônio. “Hoje este é um centro da nossa cultura. Até o final do ano teremos a Central de Artesanato Mestre Dezinho toda reformada. Estamos fazendo o mesmo em outros espaços, como o Club dos Diários e o Theatro 4 de Setembro. Agradeço a cada um que trabalhou dia após dia para a conclusão dessas obras. Sejam bem-vindos às novas escolas de dança e de música do nosso Estado”, diz o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo.
 
Junto com o governador Wellington Dias e com o coordenador do Prodart (Programa de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense), Jordão Costa, o secretário assinou a autorização para reforma e modernização da Central de Artesanato, obra orçada em R$ 1,5 milhão. “O objetivo é que o Estado tenha espaços para incentivar e manter os nossos talentos. Aqui eu vejo um grande complexo cultural, que inclui também a praça Pedro II. Vamos continuar investindo em obras voltadas para o fortalecimento da nossa cultura”, afirma o governador.
 
Para o coordenador da Escola Estadual de Música, Datan Izaká, também agradeceu e considerou o momento como um marco para a cultura piauiense. O mesmo foi dito pelo maestro Aurélio Melo. Também estavam presentes na solenidade ex-diretores das escolas, artistas, a senadora Regina Sousa, a secretária estadual de Infraestrutura, Janaína Marques e o secretário estadual de Juventude, Deolindo Moura.
 
As Escolas  

As duas escolas, juntas, receberão 2300 alunos neste semestre. A Escola de Música de Teresina ganhou oito novas salas. A escola de dança ganhou três novas salas, além da adequação do piso de madeira em compensado naval, apropriado para as aulas de dança. Foram investidos na reforma cerca de R$ 350 mil do tesouro estadual nas duas escolas, que contempla pintura, instalação elétrica e hidráulica, climatização e adequação das salas.
 
A fachada do prédio histórico da Central de Artesanato, onde funciona as escolas, também ganhou restauração e pintura. Este ano os dois importantes estabelecimentos de ensino estadual das artes completam 35 (Música) e 31 (Dança) anos.

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais