Cidadeverde.com

Teresina ganha concerto especial de presente de aniversário neste sábado

Imprimir

O mês de agosto é dedicado às comemorações do aniversário de Teresina: a primeira capital planejada do Brasil. Em 2008, nossa cidade completa 156 anos e ganhou uma programação especial para festejar seus anos de excelência. Um dos presentes é o concerto da Orquestra Sinfônica de Teresina que será realizado no sábado, 09 de agosto, a partir das 20h, no Teatro Municipal João Paulo II, no Dirceu.

A Orquestra foi criada através de um voto de confiança do professor Wall Ferraz no sonho do maestro Emmanuel Coelho Maciel. Em 1993 foi criada a Orquestra de Câmara de Teresina que ao longo de sua história realizou centenas de concertos no Estado, gravou o CD ?Valsas Piauienses? e publicou o livro ?Repertório Básico?.

O trabalho do grupo vem provando que o teresinense gosta sim de música clássica, tanto que a apresentação dos 56 músicos integrantes faz parte da programação cultural do aniversário da cidade. ?O espetáculo terá uma hora de duração e está divido em duas partes: uma contendo clássicos da música erudita e a outra contemplando compositores piauienses?, afirma o maestro e regente da Orquestra Sinfônica de Teresina, Aurélio Melo.

Para os amantes da música clássica serão apresentados atos da Sinfonia nº. 5 de Beethoven. Na segunda parte do espetáculo poderão ser apreciadas as peças piauienses ?Cantilena? de Emmanuel Coelho Maciel, ?Divertimento para clarinet em si bemol? de Wilquer Marques, ?Momentos felizes? de Manuel Fabiano com arranjos de Wilquer Marques, ?Graça infantil? de Possidônio Queiroz com arranjo de Aurélio Melo, ?Sinfonia de Teresina? de Aurélio Melo e ?Teresina? de José Rodrigues e Aurélio Melo.

E para quem mesmo assim ainda se questiona se existe público para este estilo de música o maestro Aurélio Melo manda um recado. ?Toda vez que realizamos uma apresentação da Orquestra eu só ouço uma reclamação. As pessoas sempre se queixam pela falta de apresentações do grupo e pede por mais espetáculos?, afirma.

Hoje, a Orquestra Sinfônica de Teresina conta com a participação de 56 músicos e ensaia todas as segundas, quartas e sextas-feiras na Casa da Cultura, sempre às 16h. O projeto conta com parceira com a Escola de Música de Brasília, que facilita a vinda de professores para as oficinas de especialização, da Fundação Cultural Monsenhor Chaves e com o apoio da Prefeitura de Teresina.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: