Cidadeverde.com

Secretário garante que presidente do TJ terá embasamento para anular ou não concurso

Imprimir

Foto: Thiago Amaral

O secretário de segurança, Fábio Abreu, revelou nesta segunda-feira (21) que a polícia está finalizando o inquérito que investiga a tentativa de fraude no concurso do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI). Segundo ele, o presidente do tribunal, Raimundo Eufrásio, terá embasamento para decidir ou não pela anulação do certame.

“O inquérito está muito bem feito. O presidente do TJ terá embasamento para tomar a decisão de anular ou não. Assim que for concluído, vamos encaminhar ao TJ. Caberá ao presidente tomar essa decisão”, afirmou durante entrevista ao Jornal do Piauí.

De acordo com o secretário, no decorrer das investigações apareceram indícios fortes da participação da mesma quadrilha na tentativa de fraude em outros concursos.

“São várias prefeituras, inclusive no Maranhão. Vamos finalizar o inquérito, mas todas as constatações estaremos informando aos órgãos os nomes das pessoas beneficiadas por essa quadrilha”, disse Abreu.

De acordo com a polícia, a organização criminosa exigiu até R$ 70 mil dos candidatos. Muitos candidatos que fizeram o pagamento receberam o gabarito errado, devido ao sistema de provas divididas por cores, semelhante ao do ENEM, utilizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) no certame. 

Assalto em Piracuruca
Fábio Abreu revelou que a polícia já tem uma noção de quem comandou o assalto ao Banco do Brasil de Piracuruca. Na ação, que ocorreu no dia 10 de março, a delegacia da cidade foi invadida e um policial baleado na cabeça.

“Algumas identificações estão sendo feitas e com toda certeza estaremos dando uma resposta com a prisão desses principais suspeitos. Pela maneira de atuação, principalmente relacionados a banco, conseguimos ter uma linha de investigação. Eu fui até o local e já se tem uma noção de quem possa estar à frente. Talvez seja a segunda ocorrência deste tipo no Piauí”, afirmou Fábio Abreu em entrevista ao Jornal do Piauí.

O secretário confirmou que prisões já foram feitas, mas o núcleo que comandou a ação criminosa ainda está solto. “A maioria dos indivíduos formadores dessa quadrilha está solta. Quando são soltos tem essa problemática toda, mas estamos fazendo todas as solicitações judiciais para dar essa resposta à sociedade”, disse, admitindo a defasagem de policiais naquela região.

“Enviamos 400 policiais para a região Sul. A cidades de São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Corrente e Bom Jesus receberam incremento de policiais, observamos que os índices de criminalidade baixaram. Nosso próximo passo é contemplar a capital e o Norte. A região de Piracuruca está com deficiência e vamos suprir”, finalizou.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais