Cidadeverde.com

Morte de Cruyff choca entidades e provoca comoção no mundo esportivo

Imprimir

O mundo esportivo reagiu com surpresa e tristeza à morte de Johan Cruyff. A lenda do futebol holandês faleceu aos 68 anos, nesta quinta-feira, vítima de um câncer de pulmão.

Foto - AFP

Clubes em que Cruyff deixou a sua marca e entidades que admiravam o ídolo prestaram homenagens por meio de redes sociais e comunicados.

“Com seu jogo inteligente, técnica soberba e liderança, ele rapidamente se tornou um ícone para o Barcelona”, diz a nota divulgada pelo Barcelona, onde Cruyff fez história dentro e fora de campo. “Como jogador, como técnico. Você mudou a história do nosso clube. Obrigado, Johan”, acrescentou o atual presidente do clube catalão, Josep Maria Bartomeu.

O Ajax, clube holandês que revelou Cruyff para o esporte, prestou condolências à família e publicou um especial em seu site com 14 fotos marcantes na trajetória do lendário ex-jogador. Por meio de um comunicado à imprensa, Bert van Oostveen, chefe da federação holandesa de futebol, ressaltou a importância de Cruyff para o esporte do país.

“Estamos entristecidos com a morte de um fenômeno sem precedentes em nosso futebol, em nosso país e em todo o mundo. Johan era e é indiscutivelmente o maior jogador da história do futebol holandês”, declarou Oostveen. A federação espanhola de futebol, que também prestou homenagens a Cruyff, classificou a carreira do holandês de “legendária”.

Fifa presta solidariedade – O presidente da Fifa, Gianni Infantino, se rendeu ao talento de Cruyff ao lamentar a morte do holandês. “Ele era um jogador magnífico, um dos grandes jogadores que o mundo já conheceu. Foi um símbolo de elegância. Uma inspiração. Uma fonte de admiração para os torcedores. Ele marcou a história do futebol para sempre. Estou muito triste com sua morte. Sentiremos muito a sua falta. Pessoalmente e em nome da Fifa e de toda a comunidade do futebol, eu gostaria de expressar minhas sinceras condolências à família e amigos”, afirmou o mandatário.

A Uefa, entidade que regula o futebol europeu, publicou em seu site que ao lado dos artistas “Rembrandt e Vincent van Gogh, Cruyff era o holandês mais famoso da história”. “Um fenômeno como jogador e como técnico. Um homem que era amado por muitos, embora às vezes não fosse compreendido devido ao seu inimitável pensamento e ações”.

Catalunha se rende ao holandês – O governo da região da Catalunha, comunidade autônoma da Espanha, disse estar “triste e chocado” com a morte de Cruyff. O holandês dirigiu a seleção catalão entre 1985 e 2013 e recebeu em vida importantes honrarias dos governantes locais. “Ele trouxe para a Catalunha o futebol bonito e vencedor que ainda é visto em nossos clubes”, disse o presidente Charles Puigdemont.


Fonte: Gazeta Esportiva

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais