Cidadeverde.com

Operações antiterroristas já prenderam 11 na Europa

Imprimir

Foto: Gonzalo Fuentes/ Reuters

Operações antiterroristas já detiveram oito pessoas na Bélgica, duas na Alemanha e uma na França, segundo as agências internacionais. Em Bruxelas, seis prisões aconteceram na quinta-feira (24) e duas nesta sexta-feira (25). As ações são respostas aos atentados que atingiram o aeroporto e a estação de metrô na terça-feira (22), deixando ao menos 31 pessoas mortas e 270 feridas.

Na França, a prisão de um suspeito  na quinta-feira levou a polícia belga a prender mais um suspeito em Bruxelas nesta sexta. A operação aconteceu no bairro de Schaerbeek – que foi o bairro de onde saíram os jihadistas para provocar o atentado no aeroporto de Zaventem, na terça-feira.
Nesta manhã, as unidades especiais da polícia federal entraram em uma residência em Schaerbeek, onde uma explosão foi ouvida, segundo a agência de notícias Belga.

Um homem ficou ferido e foi detido, segundo relato dos procuradores belgas à Reuteurs.

Os arredores da praça Meiser foram completamente bloqueados e um grande perímetro de segurança foi estabelecido, constatou um jornalista da AFP.
No endereço onde um motorista de táxi buscou os extremistas, a polícia encontrou 15 kg de explosivo tipo TATP, 150 litros de acetona, detonadores e uma mala cheia de pregos e parafusos, assim como vários ingredientes para o fabrico de explosivos.
Também foi no bairro de Schaerbeek, que o autor do ataque ao aeroporto Zaventem, Ibrahim El Bakraoui, deixou um testamento em um computador abandonado. Nele, foi encontrado um testamento em que o jihadista dizia que "não saber mais o que fazer" porque é "procurado em todos os lugares".

Schaerbeek
O bairro de Schaerbeek tem sido alvo de várias operações policiais após os ataques ocorridos em Bruxelas. Um taxista diz ter pego neste bairro os três suspeitos de provocar a explosão em Zaventem.

Foto: Alastair Grant/AP

A procuradoria federal belga afirmou na quarta-feira (23) que o autor do ataque ao aeroporto Zaventem, Ibrahim El Bakraoui, deixou um testamento em um computador encontrado pelos investigadores no bairro de Schaerbeek.

França
Segundo informações da France Presse, a prisão na quinta-feira de um homem identificado como Reda K., de nacionalidade francesa, motivou a ação desta sexta-feira em Schaerbeek. Autoridades francesas afirmam que o suspeito detido em Argenteuil participava de um projeto "avançado de atentado na França". Ele já havia sido condenado à revelia em julho, em Bruxelas, com Abdelhamid Abaaoud, suposto mentor dos ataques de 13 de novembro na capital francesa, em um julgamento contra os membros de uma rede extremista.

Fonte: Reuters

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais