Cidadeverde.com

PI-140 no ranking das piores estradas, diz Guia

Imprimir
A revista americana Travel and Leisure surpreendeu ao incluir em seu ranking a estrada da Graciosa, no Paraná, entre as mais assustadoras do mundo. Certamente seus repórteres não passaram nas estradas do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, onde o motorista enfrenta o desafio de quilômetros e quilômetros de buracos, falta de sinalização e animais soltos na pista.
 

 
Para fazer Guia Quatro Rodas Estradas 2009 (lançamento dia 29 de agosto), a equipe de repórteres do percorreu cerca de 250 mil quilômetros de estradas pelo país. Com a informação na mão, foi fácil montar o ranking das 10 piores. Saíram a BR-452 de Itumbiara a Rio Verde (GO) e a BR-364 de Alto Araguaia a Rondonópolis (MT), ambas na região Centro-Oeste.
 
1ª) PI-140 ? Floriano-divisa PI/BA (PI) ? O sul do Piauí está praticamente sem ligação terrestre. São 325 quilômetros de buraqueira, isolando o Parque Nacional da Serra da Capivara, uma das principais atrações turísticas e culturais do país.
 

2ª) BR-235 ? Trevo de Pau-a-Pique-Remanso-divisa BA/PI (BA) ? Fica do outro lado do Rio São Francisco, onde parece que a estrada foi esquecida junto com os lugares por onde passa.

3ª) BR-349 ? Bom Jesus da Lapa-Santa Maria da Vitória (BA) ? Antes de pegar essa estrada, passe na Gruta do Santuário em Bom Jesus e reze bastante pra São Cristóvão protegê-lo.

4ª) BA-052 ? Xique-Xique-trevo de Tapiramutá (BA) ? Deve ser por isso que o preço do feijão está salgado. Os caminhões que transportam o alimento se arrebentam nos 250 quilômetros de buracos, encarecendo muito o frete.

5ª) BR-174 ? Presidente Figueiredo-Caracaraí (AM/RR) ? Com mais de 500 quilômetros de buraco, é a mais extensa rodovia precária do país. Não pare dentro da reserva indígena, Waimiri-Atroari, onde o tráfego é liberado apenas entre 6h e 18h.

6ª) BR-267 ? Bataguassu-Nova Alvorada do Sul (MS) ? São mais de 200 quilômetros de buracos, praticamente desertos e pouquíssimos postos de combustível.

7ª) BR-020 ? Tauá-divisa CE/PI (CE) ? Outro trecho precaríssimo histórico, com 90 quilômetros esburacados há décadas. E pior: posto de combustível ou borracheiro só ser for miragem. Em uma das crateras, nosso repórter entortou a roda e perdeu a calota.

8ª) BR-354 ? Patos de Minas-trevo da BR-262 (MG) ? Os caminhões carregados de milho que partem de Patos se arrebentam nos 130 km de buraqueira.

9ª) BR-230 ? Carolina-Riachão (MA) ? Com ironia, os nativos dizem que a estrada tem só um buraco, de 104 km de comprimento, desde Carolina até Richão. É um daqueles trechos precários históricos, que mal acabam de consertar os buracos reaparecem.

10ª) PA-150 - Eldorado dos Carajás-Sapucaia e Rio Marias-trevo de Floresta do Araguaia (PA) - Atravessar o sul do Pará é um desafio crônico a qualquer motorista. Estradas esburacadas e perigo de asssalto são ameaças constantes.


Fonte: Uol

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: