Cidadeverde.com

Tiago Camilo vence Holandês e leva o Bronze

Imprimir
Tiago Camilo não esperava ser derrotado nas Olimpíadas de Pequim. Mas, após ser surpreendido pelo alemão Ole Bishof, restou ao brasileiro lutar pelo bronze. Mesmo sem esconder o abatimento pelo resultado, o campeão mundial do ano passado se recuperou e, com vitória sobre o holandês Guillaume Elmont, levou sua segunda medalha olímpica. Após obter o feito, o atleta saiu da área de luta com lágrimas nos olhos de felicidade.



Com a medalha, o judô passa a ser a modalidade que mais medalhas conquistou para o Brasil na história das Olimpíadas. A modalidade chegou a 15 pódios, contra 14 da vela, antiga recordista. O atletismo é o terceiro na lista, com 13 medalhas.

Camilo se torna também o terceiro judoca brasileiro a conquistar duas medalhas olímpicas - e o primeiro a fazer isso com um título mundial no currículo. A primeira foi conquistada em Sydney-2000, prata nos leves. Os outros dois atletas com dois pódios são Leandro Guilheiro (bronze em 2004 e 2008) e Aurélio Miguel (ouro em 1988 e bronze em 1996).

A campanha do meio-médio paulista foi turbulenta. Ele perdeu para o alemão Ole Bischof nas quartas-de-final antes mesmo do golpe decisivo do combate. Ao tomar um waza-ari em contra-golpe, ele acabou perdendo a concentração e a confiança. Na repescagem, teve de se reconstruir.

Abalado, Camilo teve problemas em sua estréia na chave dos derrotados contra o norte-americano Travis Stevens. Mesmo assim, manteve melhor pegada e postura, suficientes para forçar duas punições e depois conquistar mais um koka. Apesar disso, não evitou queda por yuko, que deixou a luta parelha no minuto final.

A vaga na luta pelo bronze veio com triunfo sobre o britânico Euan Burton, em que Camilo já mostrou uma linguagem corporal diferente. Mesmo com problemas na pegada, Camilo pontuou no segundo minuto do combate, recebendo um waza-ari após acertar um uchi-mata. O brasileiro administrou o combate, ainda levou duas punições, mas o primeiro golpe já tinha garantido a vitória.

Na luta final pelo bronze contra Elmont, Camilo fez uma troca muito aberta pela pegada. Enquanto isso, a torcida presente começou a gritar "Tiago, Tiago", e os berros logo foram respondidos com o som "Elmont, Elmont".

Como os dois atletas são canhotos, ambos demoraram a aplicar golpes. No entanto, a dois minutos do fim, o brasileiro foi punido por falta de combatividade.

A resposta de Tiago veio logo em seguida. Com um belo ouchi-gari, ele derrubou o holandês e conquistou um waza-ari. No último minuto, o paulista ainda aproveitou um momento de desconcetração do rival e o imobilizou. Rendido na luta, Elmont desistiu e deu o triunfo ao brasileiro, que começou a chorar assim que deixou o tatame.

Até a derrota para Bischof, Tiago Camilo mostrava excelente forma. O brasileiro derrotou o japonês Takashi Ono no primeiro confronto por waza-ari e depois venceu o iraniano Hamed Malek por ippon. A queda, no entanto, veio logo em seguida contra o alemão Ole Bischof, que já havia sido derrotado por Camilo na Copa do Mundo de Hamburgo de 2004.

Bischof, campeão europeu em 2005 e dono de dez medalhas em Copas do Mundo, comemorou muito o resultado. "Nos Jogos Olímpicos, você pode perder para qualquer um. Eu não tenho um objetivo fixado aqui. Mas essa vitória foi incrível. Estou em forma", afirmou após vencer o brasileiro.

Tiago Camilo era considerado um dos principais favoritos ao ouro em Pequim após ter em 2007 um ano repleto de conquistas, quando faturou os Jogos Pan-Americanos e o Campeonato Mundial, ambos no Rio de Janeiro. O judoca ainda foi eleito o melhor atleta da segunda competição após vencer sete lutas por ippon.
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: