Cidadeverde.com

Diretor desmente boatos sobre falta de sangue no Hemopi

Imprimir

Boatos sobre a falta de sangue no Hemopi circularam pelas redes sociais no fim de semana.  As mensagens espalhadas pelo WhatsApp, Facebook e Twitter tinham o seguinte conteúdo: "O Hemopi está sem sangue de todos os tipos. O estoque está zerado. Passem para outros grupos. Vamos mobilizar para que as pessoas possam fazer doações". 

Em entrevista ao Jornal do Piauí, o diretor-geral do Hemopi, Jurandir Martins disse que tudo não passou de um equívoco. "Houve esse equívoco sobre a demanda de sangue tipo A negativo, para um paciente que, possivelmente, estava internado. O nosso Serviço Social descobriu que não se tratava do hemocentro do Piauí, mas do Pernambuco. Foi um trote. Graças a Deus nós não tivemos essa necessidade. Não faltou sangue no Hemopi no fim de semana. Toda a necessidade de hemocomponentes do Estado foi atendida", esclarece. 

A pesar do equívoco, Jurandir Martins ressalta que o Hemopi está disponível para receber doações. Em Teresina, o hemocentro funciona na rua 1º de Maio, 235, Centro/Sul. As doações podem ser feitas de segunda a sábado, das 7h30 às 18h, sem intervalo para almoço. Já os hemocentros regionais- em Picos, Parnaíba e Floriano- ficam abertos de segunda a sexta. 

"Paralelo a isso, nosso setor de captação realiza campanhas de coletas internas e externas, sempre obedecendo os critérios básicos de doação; Ter entre 18 e 69 anos; apresentar documento oficial com foto; pesar acima de 50 kg e estar saudável e alimentado. Nossa necessidade de sangue é permanente e constante. Temos que abastecer tanto Teresina como o interior do Estado, oferecendo hemocomponentes para hospitais públicos e privados. Por issso, sempre convocamos a população para esse nobre ato de cidadania", acrescenta Jurandir Martins. 


Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais