Cidadeverde.com

Teresina participa do Mayors Challenge com projeto de redução da temperatura

Reduzir o desconforto térmico resultante da combinação de altas temperaturas, baixa umidade e irradiação solar intensa no período agosto-dezembro, mediante engajamento da comunidade, principalmente jovens. Com esse propósito, a Prefeitura de Teresina inscreveu projeto para participar da edição 2016 do desafio Mayors Challenge para a América Latina e o Caribe.

“Todos os anos, a competição convida centenas de cidades de uma nova região para definir um problema relevante e desenvolver ideias para solucioná-lo. A ideia que inscrevemos consiste em construir engajamento comunitário para aumentar a cobertura vegetal da cidade, reduzindo os efeitos do calor. Isso será possível através do desenvolvimento de uma plataforma digital que possa mobilizar e acompanhar o plantio, cuidado e georreferenciamento das mudas que a Prefeitura já disponibiliza para a população, por meio dos seus viveiros”, explica Washington Bonfim, secretário municipal de Planejamento e Coordenação.

De acordo com o secretário, o projeto proposto para o Mayors Challenge complementa as ações que estão sendo propostas na elaboração do Plano Diretor de Arborização (PDA), incentivando o plantio e, principalmente, o cuidado, com o objetivo de, no médio prazo, melhorar as condições ambientais da cidade.

“Propusemos a construção de uma plataforma digital dotada de ambientes de sociabilidade, entretenimento e comunicação que promoverão o relacionamento entre a sociedade e o poder público, visando ao engajamento, principalmente dos jovens, em atividades de preservação, plantio e cuidado com árvores, tanto para gerar microclimas sustentáveis, quanto para fortalecer a consciência ambiental em conformidade com o PDA”, completa Washington Bonfim.

A plataforma incluirá sistema georreferenciado para identificação e monitoramento das árvores plantadas; sistema de monitoramento climático pontual a ser utilizado pelas lideranças, permitindo o acompanhamento dos resultados individual e conjuntamente;  medição do CO2 compensado por uma única planta e pelo conjunto plantado; possibilidade de autonomia ao usuário para inserção de conteúdos relacionados ao público e aos objetivos; e possibilidade do usuário assumir o controle das suas realizações, inserindo-o na rede colaborativa onde os seus resultados terão impactos visíveis, individual e coletivamente.

“A plataforma possuirá também estratégias transparentes para premiações e recompensas no relacionamento com os usuários; promoção e monitoramento de projetos de arborização colaborativos e geração de negócios publicitários; e informações sobre o clima, danos ambientais, denúncias, links, e prevenção da população contra os efeitos do calor e secura. Pela nossa proposta, a implementação da plataforma será feita pela Prefeitura de Teresina em parcerias com ONGs, universidades e setor privado”, detalha o secretário.

O Mayors Challenge encoraja cidades a gerar ideias novas e ambiciosas para solucionar desafios urbanos e melhorar a vida da cidade – ideias com potencial de propagação para outras cidades com desafios semelhantes.
 
As cidades enviam uma inscrição inicial com sua ideia para melhorar a forma como o governo trabalha e afetar positivamente a vida dos cidadãos.

Em uma segunda etapa, cidades selecionadas seguem como finalistas e recebem orientações e apoio de especialistas para evoluir sua proposta.

Os finalistas competem por premiações para ajudá-los a colocar em prática sua ideia e participar de uma rede de inovações para obter inspiração e apoio.


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais