Cidadeverde.com

Enduro do Jenipapo, que faz homenagem a Batalha, percorre belas trilhas entre Teresina e Campo Maior

Imprimir

 

O enduro off-road de regularidade mais antigo do Norte e Nordeste do Brasil, o Enduro do Jenipapo, prova para motos que homenageia os heróis que morreram pela liberdade do Brasil, em 1823, foi digna de campeonato brasileiro. Os mais de 40 participantes ficaram satisfeitos com as belezas do percurso traçado pela diretoria técnica dos realizadores do evento, o Teresina Trail Clube (TTC), que também é o clube off-road mais antigo do Piauí e também do Norte e Nordeste do Brasil. A prova teve sua 31ª edição realizada com percurso entre Teresina, Altos, Coivaras e, claro, com chegada em Campo Maior, município a 83 km da capital Teresina, onde aconteceu a Batalha do Jenipapo e onde há um monumento em homenagem aos homens simples que morreram enfrentando as tropas portuguesas.

Os pilotos experientes e novatos de quatro categorias, sem citar alguns participantes que estavam fazendo turismo, sem competição, enfrentaram muita navegação e percursos diferenciados em todos os 180 km da prova e outros bastante conhecidos como a subida de uma serra próxima ao município de Altos apelidada de XT, na serra que é denominada de Negra, além dos riachos e rios e uma região pouco conhecida dos piauienses, denominada pelos pilotos e organizadores de Vale dos Dinossauros, já próximo a Campo Maior. A prova também foi cheia de vegetação verde, devido às chuvas, pegadinhas, os chamados balaios, que são algumas dificuldades técnicas que os organizadores implantam no meio da prova para testar a capacidade de navegação dos pilotos. “Prova muito boa, com muitas veredinhas como a gente gosta, então o campeonato começou muito bem e a Federação e o TTC estão de parabéns”, disse o veterano piloto, várias vezes campeão piauiense, Peter Ferreira, que também venceu a prova na categoria Moto Rally. Na categoria Sênior, o campeão foi Lucas Matos, na Júnior, venceu Tafarel Araújo e na Novato o 1º lugar foi para Anderson Pinheiro.

A premiação aconteceu no restaurante Mistura Fina, em Campo Maior, com apoio da Prefeitura local. O Enduro do Jenipapo conta com o patrocínio do Governo do Estado do Piauí/FUNDESPI, Co-patrocínio da Prefeitura de Teresina, CN Motos, Bar Velho Jack. Apoio da Radical Produções, Mil Motos e Restaurante Mistura Fina, a Co-produção é da X Brasil. O Campeonato Piauiense de Enduro de Regularidade tem organização da Federação de Motociclismo do Piauí (FM) e supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).

Campeões do 31º Enduro do Jenipapo 
 1ª etapa do Campeonato Piauiense de Enduro de Regularidade – 1ª etapa da Copa TTC de Enduro

Categoria Sênior
1 - Lucas Matos
2 - Roberto Santos Ferreira Filho 
3 - Lauro Rodolpho Soares Lopes
4 - Pedro Emílio Tajra Ferreira

Categoria Júnior
1 - Tafarel Guimarães Araújo
2 - Gerson Monteiro de Morais
3 - Alexandre Aguiar de Carvalho
4 - João Bandeira da Silva Neto
5 - Oscar Tajra Castelo Branco

Categoria Moto Rally
1 - Peter Ferreira
2 - João Batista de Melo Neto
3 - Marcos Gonçalves de Moraes Filho
4 - Roberto Pires Gayoso Freitas

Categoria Novato
1 - Anderson Soares Pinheiro
2 - Carlos Estevam Rebelo Neto
3 - Caio César Sales Araújo
4 - Marcelo Moura Parentes Sampaio
5 - Francisco Pitombeira Filho 


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais