Cidadeverde.com

Pesquisa da AMB diz que 74% acham que prefeitos devem empregar eleitores

Imprimir
O resultado foi anunciado nesta terça-feira pela pesquisa Vox Populi, encomendada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).   Às vésperas das eleições municipais de outubro, que elegerá prefeitos e vereadores em todo o País, 74% do eleitorado acreditam que os prefeitos deveriam conseguir emprego para seus eleitores. Desses, 36% consideram ser "obrigação" dos chefes do Executivo local empregar as pessoas que votaram neles. O resultado foi anunciado nesta terça-feira pela pesquisa Vox Populi, encomendada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).
 

"Esse número é alarmante, mas a gente percebe que isso reflete a preocupação (da população) com o desemprego. O eleitor confunde as atribuições de chefe do Executivo de estimular programas de geração de emprego. Isso decorre da idéia de que ele tem que gerar empregos", explicou o coordenador da campanha Eleições Limpas da AMB, Paulo Henrique Machado.

Para ele, a perspectiva de geração de emprego não funciona como "motivação" para o voto. "Independente de ter votado ou não no candidato, ele espera que o (novo) prefeito consiga emprego para ele", avaliou Machado.

Ao elencar as "obrigações do prefeito" na pesquisa AMB/Vox Populi, 84% do eleitorado apontou que os chefes do Executivo local deve pagar as despesas de hospital ou de enterro para quem necessita, enquanto 83% citam que eles devem "providenciar dinheiro para melhorias destinadas a pessoas necessitadas".

Na liderança da lista de "obrigações" dos prefeitos aparece a opção de "construir escolas e hospitais", seguido de "desenvolver programas de geração de emprego para as comunidades".

A pesquisa divulgada hoje pela AMB faz parte da parceria da instituição com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O levantamento foi realizado entre os dias 27 de junho e 6 de julho com 1.502 pessoas nas cinco regiões do País. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais.

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: