Cidadeverde.com

Escola promove faxina geral após caso suspeito de aluna com H1N1

Imprimir

Uma aluna do ensino médio de um colégio particular de Teresina está internada com suspeita de Influenza A/H1N1. A informação chegou à escola na manhã de ontem(22), que entrou em contato com a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e promoveu uma verdadeira faxina na unidade em que ela estuda, ao higienizar salas, setores e banheiros. 

Em nota de esclarecimento, a direção da escola afirma que a aluna fez exames, aguarda os resultados e está com quadro estável se recuperando da doença. Afirmam ainda que alguns procedimentos foram adotados a pedido da diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba. 

Entre as recomendações está: lavar as mãos com frequência; evitar beijos e abraços entre os colegas; e em caso de sintomas de gripe, procurar posto de saúde ou médico, retornando à escola após recuperação.

Na segunda-feira(25), técnicos da FMS irão visitar a escola para prestar mais informações sobre o vírus que causa a gripe H1N1. E reafirmam que as atividades previstas para este final de semana, como o Café Aula no Teatro 4 de Setembro, neste domingo, está mantido.

“Garantimos e asseguramos a todas as famílias que todas as providências estão sendo tomadas para evitar quaisquer problemas”, destaca a direção no final da nota.

Casos no Piauí

O último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde contabilizou 45 casos suspeitos de Influenza H1N1, com dados fechados até o dia 18 de abril (segunda-feira). As amostras foram coletadas para confirmação por exame laboratorial. Do total, foram registrados oito óbitos, o que corresponde a 17,5% dos casos, também sob investigação. 

Vacinação

Por critério epidemiológico, a Secretaria de Estado da Saúde, de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, orientou aos municípios que tiveram casos suspeitos notificados da Influenza H1N1 antecipassem o calendário de vacinação, mantendo o 30 de abril, como o Dia D de vacinação.

Ao todo, serão 732.193 doses a serem distribuídas para todos os municípios piauienses. A imunização é voltada para os grupos prioritários: crianças de seis meses a menores de 5 anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, população indígena, bem como doentes crônicos com recomendação médica, pessoas com problemas respiratórios, cardíacos, com baixa imunidade, dentre outros.
 
Para o tratamento da Influenza, o Estado disponibiliza 7.500 doses de antiviral Oseltamivir, de nome comercial Tamiflu. Havendo suspeita de Influenza H1N1, o paciente é submetido à medicação e ainda é recolhido amostra para exame laboratorial.

Nota de Esclarecimento – Influenza A/H1N1

DA DIREÇÃO DO COLÉGIO CPI

AOS SENHORES PAIS E/OU RESPONSÁVEIS

 

                        Toda a sociedade tem conhecimento das inúmeras doenças que são causadas por seres acelulares. Praticamente todos os tecidos e órgãos humanos são afetados por alguma infecção viral. Na manhã de hoje, dia 22/04/16 (sexta-feira), recebemos a informação que uma aluna do Ensino Médio encontra-se internada em hospital da cidade sob suspeita de Influenza A/H1N1. Segundo familiares, a aluna fez exames, aguarda resultados e encontra-se com o quadro estável, evoluindo positivamente.

                        Diante da situação, recebemos orientações da Fundação Municipal de Saúde, na pessoa da Dra. Amariles Borba (Diretora de Vigilância Sanitária em Saúde da FMS), assim segue:

Os alunos, professores, colaboradores e familiares, todos, devem lavar as mãos com frequência;
Evitar beijos e abraços entre os colegas;
Abrir as janelas;
Arejar todos os espaços;
Higienizar salas de aula, setores e banheiros;
Em caso de sintomas de gripe, procurar posto de saúde ou médico, retornando à Escola após recuperação.
Na oportunidade, informamos que as atividades marcadas para sábado (23/04) e domingo (24/04) ficam mantidas nos horários e locais informados previamente através de informativos.  Ainda em tempo, comunicamos que na segunda-feira (25.abril.2016) receberemos um profissional encaminhado pela FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE para prestar todas as informações – orientações e procedimentos a serem adotados no sentido de combater de forma segura e eficiente o vírus causador do Influenza A/H1N1.

Garantimos e asseguramos a todas as famílias que todas as providências estão sendo tomadas para evitar quaisquer problemas.

Grata pela atenção e compreensão.

A Direção

 

Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais