Cidadeverde.com

FMS ainda aguarda resultados de casos suspeitos de H1N1 em Teresina

A diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Teresina, a médica Amarilles Borba, informou ao Cidadeverde.com que os exames realizados em pessoas com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) até o momento não comprovaram as suspeitas de Influenza A/H1N1. 

Segundo ela, os últimos pacientes que estão internados com a Síndrome, entre elas uma aluna do Ensino Médio de uma escola particular da cidade, também passaram por exames que foram enviados para um laboratório em São Paulo. 

“Não existe comprovação ainda que em Teresina tenha caso de Síndrome Respiratória Aguda Grave causada por H1N1, ou por H3N2, influenza B, influenza C, norovírus, adenovírus, porque nós não temos resultados de laboratório. O exame dela (aluna) foi colhido em tempo hábil e enviamos para São Paulo, mas não sei quando sairá o resultado”, destaca a médica da FMS.  

Ela desmentiu o boato de que houvesse morte por causa da doença na cidade. “Não posso dizer nem que tem casos suspeitos de H1N1 em Teresina, porque até agora não tem nenhum caso com exame de laboratório positivo. Vários vírus levam a mesma sintomatologia, aos mesmos sinais e aos mesmos sintomas da Síndrome Respiratória Aguda Grave”, argumentou a diretora de Vigilância em Saúde.  

Secretaria de Saúde

Até a última segunda-feira(18), 45 casos suspeitos de H1N1 foram notificados em todo o Estado pela Secretaria Estadual de Saúde, sendo sete oriundos do Maranhão. Oito óbitos em decorrência da SRAG estão aguardando os resultados dos exames realizados. 


Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais