Cidadeverde.com

280 jovens serão capacitados no Teresina Digital que inicia hoje

Imprimir

O fomento ao cenário tecnológico na nossa cidade ganha mais um suporte através do projeto Teresina Digital, que tem como objetivo capacitar cerca 280 jovens no segmento de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). São oito cursos ofertados gratuitamente, sendo quatro voltados para o desenvolvimento de jogos digitais e os demais para criação de aplicativos. O projeto é fruto de um convênio entre a Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest) e o Instituto de Jovens Empreendedores Digitais de Teresina (Interaje), tendo apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec). 

A abertura acontece nesta segunda-feira (2), na Semdec, na Avenida Campos Sales, 1292, Centro, e conta com a presença do prefeito Firmino Filho.

O Teresina Digital é resultado da ampliação do projeto Coworking TI Solidário, que em 2015 foi responsável por qualificar, aproximadamente, 120 jovens em três cursos na área de TIC.

Agora, com essa maior abrangência de cursos, cerca de 96 jovens devem ser contemplados em cada uma das três etapas, sendo 12 alunos divididos nos oito cursos. As aulas terão duração de três meses e acontecerão de segunda à sexta-feira, nos turnos manhã e tarde, em espaços montados na Semest e Semdec, ambas na Avenida Campos Sales, 1292, Centro.
 
Na linha de criação de aplicativos os cursos são os seguintes: Programador Mobile, Design Web, Programador Ruby On Rails e HTML (Front-end). Já para o desenvolvimento de jogos os cursos são: Arte para Jogos Digitais, Programação para Jogos usando Unity3d, Produção de Áudio para Jogos Digitais e Direção Técnica para Jogos Digitais. Estes serão ministrados pelo Submersivo Studio Game, um estúdio de criação de jogos eletrônicos de Teresina, que tem como um dos trabalhos de destaque o jogo The Last NightMary: A Lenda do Cabeça de Cuia.
 
“O projeto Teresina Digital configura-se como um conjunto de ações apoiadas pela Prefeitura de Teresina no sentido de incentivar o empreendedorismo criativo na área de TI, buscando apoiar o desenvolvimento de novas ideias, jogos e soluções. Com esses cursos a pretensão é criar um ambiente de inclusão e integração de jovens nesse segmento, que tem crescido consideravelmente na cidade, afinal, vivemos em uma sociedade baseada na informação e no conhecimento”, pontua o gestor da Semest, Olavo Braz.
 
O presidente do Interaje, Joselé Martins, enfatiza que esse projeto pode ser de grande importância para fomentar um novo cenário para Teresina. “O Teresina Digital pode fazer com a capital venha a se tornar referência no Brasil em tecnologia, empreendedorismo digital e desenvolvimento de jogos. Essa expansão vem justamente para contemplar mais jovens, fazendo com que surjam mais ideias, mais projetos. Temos muito potencial a ser explorado”, disse.
 
Alunos devem desenvolver jogos e aplicativos
  
O objetivo é que esses jovens desenvolvam quatro soluções ou aplicativos e quatro jogos em cada turma formada pelo projeto. Esses produtos digitais devem atender as necessidades atuais do mercado de local e nacional e ajudar a difundir a cultura digital como opção geradora de trabalho e renda para jovens de Teresina.
 
Joselé Martins acrescenta ainda que o projeto também dará oportunidade aos participantes de sempre estarem apresentando os negócios desenvolvidos durante os eventos que o Instituto Interaje organizar, além de contato com investidores e mentores de outros estados do país.
 
Em 2015 vinte aplicativos foram criados
 
Durante a execução do projeto Coworking TI Solidário, em 2015, foram criados 20 produtos digitais. O aplicativo 86Motataxi e  o Dropleto estão entre os exemplos. O primeiro deve contribuir com a otimização do serviço de mototaxi da capital e o outro visa resolver dificuldades no processo de doação de sangue, facilitando a conexão entre as pessoas e os hemocentros, buscando aumentar o número de doadores e a frequência das doações.


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais