Cidadeverde.com

Hospital de Demerval Lobão inicia atendimento de referência em obstetrícia

Imprimir

Com o empenho na tomada de decisões imediatas e de garantir maior resolutividade, o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, participou de inauguração do serviço de obstetrícia no Hospital Estadual João Luiz de Moraes, em Demerval Lobão. O primeiro atendimento foi à pequena Gabriela, vinda do município de Oeiras.

“Devido a sobrecarga na Maternidade Evangelina Rosa (MDER) e a necessidade de ampliar a oferta do serviço nessa área nos municípios do entorno de Teresina, iniciamos essa discussão de buscar alternativas para que pudéssemos melhorar. Qual o caminho a seguir? Então, surgiu a ideia de que Demerval Lobão seria uma opção, já que o mesmo fica nessa rota entre Teresina e a maioria dos municípios dos territórios do Entre Rios e Vale do Sambito”, explicou Francisco Costa.

O secretário explica que a unidade conta com uma equipe “para fazer tanto parto normal como parto cirúrgico. Aqui, nós teremos condições de resolver a grande maioria dos procedimentos obstétricos, sem a necessidade de ir até a capital. O nosso desejo é que a Evangelina faça seu papel, que são os partos de alto risco”.

O hospital foi dotado de estrutura de maternidade, tanto na parte de instalações físicas, quanto de equipamentos e, agora, de profissionais especializados com condições de fazer atendimento com mais qualidade e segurança para os pacientes.

Costa enfatiza que “esse hospital passa a ter um perfil extremamente importante nesse contexto, para melhorar o perfil epidemiológico do Piauí, contribuindo para a redução da mortalidade materna e infantil”.

Primeiro atendimento

No final da tarde dessa segunda-feira (02), foi realizado o primeiro atendimento da maternidade. Alessandra Gomes Silva, 19 anos, veio de Oeiras e foi atendida na unidade após dar a luz à pequena Gabriela, enquanto estava a caminho da unidade.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais