Cidadeverde.com

HUT completa oito anos e ganha 40 novos leitos de UTI

Nesta quinta-feira, 05 de maio o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) completa 8 anos. Para comemorar esta data será celebrada amanhã, às 10 horas, no auditório, uma missa em ação de graça com o Padre Gonçalo, da Paróquia do Santuário São Francisco de Assis.
 
Desde 2014 o HUT vem passando por várias reformas e ampliações para melhorar ainda mais sua estrutura física. Agora, a Prefeitura de Teresina irá iniciar a construção de 20 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Mais 20 estão em processo de licitação, totalizando 40 novos leitos.
 
O Prefeito de Teresina, Firmino Filho, explica que os investimentos na área da saúde são prioridade. "Temos feito muito para que  o HUT seja um hospital de excelência. É um trabalho continuado de fortalecimento, de forma que possamos atender a população da melhor forma possível", destaca.
 
Os novos leitos serão construídos no segundo andar do HUT e, de acordo com o Dr. Gilberto Albuquerque, diretor geral do HUT, irão melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados aos pacientes. “Teremos um espaço novo com equipamentos de ponta que irão proporcionar aos nossos pacientes uma assistência mais qualificada”, destacou.
 
Segundo Fátima Garcez, presidente da Fundação Hospitalar de Teresina (FHT), já está em processo de licitação a construção de mais 20 leitos de UTI para o HUT, totalizando 40 novos leitos. “O HUT é o maior hospital de urgência e emergência de todo estado e referência para o trauma. Estamos sempre investindo para levar aos nossos pacientes o que há de melhor”, ressaltou.
 
Várias reformas, adequações e ampliações já foram finalizadas e outras se encontram em andamento. Dr. Gilberto explica: “Já reformamos e ampliamos o Pronto Atendimento que ganhou 53 novos leitos individualizados para observação, construímos mais três salas de cirurgias no Centro Cirúrgico aumentando em 30% a quantidade de cirurgias, revestimos todas as paredes do HUT e climatizamos todos os postos de enfermagem. Agora estamos ampliando e reformando os setores de esterilização, lavanderia, endoscopia, hemodiálise e resíduos sólidos”, detalhou o diretor.
 
Paralelo a essas reformas e ampliações, a Prefeitura de Teresina também tem investido na renovação de todo parque tecnológico do Hospital. São equipamentos de ponta que dão maior resolutividade ao serviço e qualidade na assistência. Já foram adquiridos mais dois arcos cirúrgicos, mais um tomógrafo em 3D, dois aparelhos de Raio-X Fixo e dois portáteis, bombas de infusão, monitores para sinais vitais, além de vários outros equipamentos que estão em constante atualização.
 
Todos esses investimentos que foram feitos pelo Ministério da Saúde com contrapartida da Prefeitura de Teresina já ultrapassam os R$ 5 milhões.  


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais