Cidadeverde.com

Tocha Olímpica inicia percurso em Goiás por cenário natural exuberante

Imprimir

Tocha olímpica é conduzida em Goiás (Foto: Guilherme Gonçalves/ GloboEsporte.com)

A Tocha Olímpica já está em território goiano. A flama desembarcou pontualmente às 11h20 desta quarta-feira no mirante do Salto do Corumbá, em Corumbá de Goiás, a 113 km de Goiânia. O símbolo maior dos Jogos Olímpicos de 2016 passará pelas mãos de 448 condutores nas 15 cidades goianas que compõem o trajeto. Ao todo, 1,3 mil quilômetros devem ser percorridos no estado.

A passagem pelo Salto Corumbá, que conta com uma cachoeira de 70 metros de altura e paredões de pedras, durou alguns minutos. O cenário foi escolhido para tirar a primeira foto oficial com a tocha em solo goiano. O agropecuarista José Quirino Goveia Morais, de 60 anos, foi o primeiro goiano a conduzir a tocha.

- É um privilégio ser o primeiro condutor. Sou rei momo nas Cavalhadas de Corumbá há 30 anos, algo que faço com muito prazer. Estou contente e orgulhoso - disse.

Sob forte aparato de segurança, o símbolo foi levado em seguida para a cidade de Corumbá de Goiás, onde foi recebido por autoridades e bandas locais. Também houve uma encenação das Cavalhadas de Corumbá em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França. Chamado de "homem tocha", o médico goiano Lúcio Monteiro se vestiu de chama olímpica para receber o símbolo oficial dos Jogos Olímpicos de 2016. Ele usou a fantasia na última edição da corrida de São Silvestre.

Grupo encena as Cavalhadas de Corumbá de Goiás (Foto: Guilherme Gonçalves/ GloboEsporte.com)

- Mesmo não sendo condutor, vou correr atrás da tocha em várias cidades. Aqui em Corumbá de Goiás, em Goiânia, em Caldas Novas- contou o médico.

Depois de Corumbá de Goiás, a tocha será levada a Pirenópolis. A cidade é uma das mais antigas do Centro-Oeste e tem seu conjunto urbanístico, paisagístico e histórico tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Em frente à Igreja da Matriz, haverá apresentação das tradicionais cavalhadas, uma representação de luta entre mouros e cristãos. O arvorismo será no Santuário de Vida Silvestre Vagafog.

Salto do Corumbá (Foto: Divulgação)

Em Pirenópolis, a tocha passará pelas mãos dos sertanejos Zezé di Camargo e Luciano. Os cantores disseram que o convite para conduzir o símbolo no município em que nasceram veio para “coroar” os 25 anos de carreira da dupla. Uma das 20 melhores atletas do mundo no mountain bike, a ciclista goiana Raíza Goulão também levará a tocha Pirenópolis.

O percurso desta quarta-feira termina em Anápolis. A tocha será recebida por estudantes vestidos com as cores dos aros olímpicos e com salva de tiros de canhão em quatro pontos do percurso. A parada final na "Manchester goiana" - em alusão à característica industrial da região, também conhecida pelo polo farmacêutico - será o Parque Ipiranga.


Segundo dia

A tocha continua em Goiás na quinta-feira. O símbolo deixa o território anapolino e segue para Itaberaí, cidade de Goiás, Inhumas e Goiânia, onde está previsto para chegar às 16h. O trajeto na capital começará na Praça do Trabalhador e terminará na Praça Cívica. Dentre os convidados para conduzir a tocha em Goiânia estão os sertanejos João Neto e Frederico. Multicampeã do tênis de mesa, a atleta paralímpica Jane Karla também levará o símbolo por ruas da capital. A banda Jota Quest ficou encarregada de encerrar a festa em Goiânia.

Policiais militares reforçam a segurança em Corumbá de Goiás (Foto: Guilherme Gonçalves/ GloboEsporte.com)

Fim do percurso

Na sexta-feira, a tocha passa por Trindade e Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana de Goiânia. O percurso segue para Piracanjuba, Morrinhos e termina em Caldas Novas. A tocha olímpica encerra sua passagem pelo território goiano no sábado (4). O símbolo será conduzido por Pires do Rio, Ipameri e Goiandira. Depois, inicia o tour por Minas Gerais.

Serão mais de 300 cidades em solo nacional até a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, no dia 5 de agosto, no Maracanã. Vão ser 12 mil condutores nos 95 dias de revezamento.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais