Cidadeverde.com

Prefeitura de Teresina lança competição para criar aplicativo para o trânsito

Imprimir
  • PrefprojetomoburbThe010.jpg Wilson Filho
  • PrefprojetomoburbThe07.jpg Wilson Filho
  • PrefprojetomoburbThe06.jpg Wilson Filho
  • PrefprojetomoburbThe05.jpg Wilson Filho
  • PrefprojetomoburbThe03.jpg Wilson Filho
  • PrefprojetomoburbThe01.jpg Wilson Filho

A Prefeitura de Teresina lançou, na manhã desta segunda-feira (09), o concurso Hackaton Inthegra, que vai selecionar os três melhores projetos de programação para aprimorar o sistema de transporte público na capital.  Além desse concurso, Vinicius Rufino, gerente de planejamento da STRANS, esclarece que hoje estão sendo lançados outros dois "produtos": o API GPS e o aplicativo Moovit.

"O aplicativo Moovit, para tablets e smartphones, já está disponível para os cerca de 340 mil usuários de transporte coletivo em Teresina, mas agora está sendo também lançado o API GPS,  uma espécie de aprimoramento do Moovit com georeferenciamento, ou seja, que agora poderá dar informações atualizadas com a previsão exata do local do ônibus e do horário que ele chegará aos pontos, contando com imprevistos, para que as pessoas possam acompanhar pela Internet através do aplicativo", declarou Rufino. 

Mesmo já tendo mais de 100 mil usuários em Teresina e  que já seja utilizado na capital, o Moovit está sendo lançado oficialmente nesta segunda. 

Concurso Hackaton Inthegra

Nos próximos dias 13 e 14, será realizada uma competição no formato maratona de programação que, durante 24 horas ininterruptas, a prefeitura irá fornecer dados sobre o transporte público e os inscritos, que podem ser empreendedores, programadores, dentre outros, terão que apresentar uma ferramenta tecnológica que proponha melhorias para o transporte público.

O presidente do Instituto Interaje, Joselé Elias, responsável por realizar o concurso na cidade, afirmou que objetivo é propiciar o desenvolvimento de ideias que serão monitoradas pelo Instituto para a criação de uma ferramenta que venha a auxiliar os cidadãos a melhor utilizarem o transporte público.  

"As soluções podem ser as mais diversas durante a maratona como, por exemplo, a criação de um aplicativo, uma página na web ou mesmo uma máquina que ajude a utilização do transporte. Só que  a ferramenta tem que ser inédita e será analisado, principalmente, o nível de utilidade e a capacidade técnica do projeto", disse.

Joselé explicou que os três melhores trabalhos serão escolhidos para serem apresentados a uma equipe da prefeitura. Após essa fase, o melhor considerado pela PMT ganhará um premio de R$ 5 mil e a garantia da aplicabilidade do sistema em Teresina. 

 

Flash Lyza Freitas
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais