Cidadeverde.com

Temer é o novo presidente interino; conheça sua trajetória de vida

Imprimir

Michel Temer substitui Dilma Rousseff na Presidência do País (Foto: ASCOM/VPR/fotos publicas)

O senador Vicentinho Alves (PMDB-TO) notificou, às 11h27 de hoje (12), o vice-presidente Michel Temer sobre o afastamento da presidenta afastada Dilma Rousseff do cargo por até 180 dias.

De acordo com deliberação da Mesa Diretora do Senado, Temer recebe agora o título de presidente interino. Ele passa a possuir plenos poderes de nomear a equipe de governo e gerenciar o Orçamento da União.

“A missão está cumprida tanto perante a presidente Dilma como também junto aqui ao vice-presidente Michel Temer”, declarou Alves, que, ao entrar no Palácio do Jaburu, negou ter se sentido constrangido com o papel histórico que lhe coube desempenhar. Momentos antes, Alves havia notificado Dilma Rousseff no Palácio do Planalto. Segundo Alves, o vice demonstrou “entusiasmo” e se mostrou “esperançoso”.

Estavam ao lado Temer os futuros ministros da Fazenda, Henrique Meireles, da Justiça, Alexandre de Moraes, da Casa Civil, Eliseu Padilha, e o ex-ministro Moreira Franco, entre outros.

Quase 30 anos de política

Nascido em 23 de setembro de 1940 em Tietê, cidade a cerca de 150 km da capital paulista, Michel Temer é graduado na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e ingressou na carreira pública em 1983, quando foi chamado para assumir a Procuradoria Geral do Estado de São Paulo pelo então governador Franco Montoro.

Dois anos depois, filiou-se ao PMDB, pelo qual se elegeu deputado federal por São Paulo pela primeira vez em 1986 – sendo reeleito para o cargo outras quatro vezes nos anos seguintes. Foi presidente da Câmara entre fevereiro de 2009 e dezembro de 2010. No último ano, em aliança com o PT, foi eleito vice-presidente na eleição que encaminhou Dilma ao Palácio do Planalto. 

Temer tem cinco filhos de três casamentos. Os dois caçulas são frutos de seu relacionamento com Marcela Temer, 43 anos mais jovem do que o agora presidente interino, com quem está casado desde 2003. 

 Temer iniciou sua carreira no governo de Franco Montoro em São Paulo, como procurador-geral do Estado e secretário de Segurança Pública (Foto: Arquivo/Estadão)

Relembre a trajetória de Michel Temer: 

Michel Temer iniciou sua carreira no governo de Franco Montoro em São Paulo, como procurador-geral do Estado e secretário de Segurança Pública. 

Eleito deputado federal em 1986, Temer se licenciou em 1992 para reassumir a secretaria de Segurança após o massacre do Carandiru.

Reeleito, Michel Temer se tornou presidente da Câmara dos Deputados em 1997; na foto, reza ao lado de Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA).

Em 2001, após dois mandatos à frente da Câmara, Michel Temer apoiou Aécio Neves (PSDB-MG) como sucessor e se elegeu presidente do PMDB

Michel Temer foi reeleito como presidente nacional do PMDB em 2007 e acertou apoio do partido ao segundo mandato do ex-presidente Lula.

Com o apoio do PT e do governo Lula, Michel Temer reassumiu o comando da Câmara dos Deputados em 2009. 

Em 2010, Lula e o PT preferiram outro nome do PMDB para ser vice de Dilma; no entanto, o partido insistiu na indicação de seu presidente nacional, Michel Temer. 

Em 1º de janeiro de 2011, Michel Temer assumiu o cargo de vice-presidente da República, ao lado da presidente Dilma Rousseff. 

Junto com Renan Calheiros e Eduardo Cunha, Temer garantiu apoio do PMDB à reeleição de Dilma e sua continuidade como vice; dissidência defendia candidatura própria.

Michel Temer tomou posse para o segundo mandato como vice-presidente da República em 2015 cobrando mais espaço para o PMDB no governo.

Em dezembro 2015, foi divulgada uma carta de Temer para Dilma, na qual ele declarava sentir-se apenas um "vice decorativo". 

Em 2016, o PMDB anunciou rompimento com o governo Dilma e decidiu apoiar o impeachment da presidente; Temer passou a articular com aliados um possível governo dele. 

Michel Temer toma posse de vice-presidente ao lado de Dilma Rousseff, em janeiro de 2011

Fonte: IG

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais