Cidadeverde.com

Saiba o que fazer quando você sentir alergia de pele

Imprimir

A alergia na pele é uma reação inflamatória que pode manifestar-se em diferentes regiões da pele, como mãos, pés, boca, braços, pescoço, pernas, costas ou barriga, causando sintomas como vermelhidão, coceira e bolinhas brancas ou avermelhadas na pele. Além disso, em alguns casos a alergia na pele pode levar a outros problemas como angioedema alérgico por exemplo.

A alergia na pele pode ter diferentes causas como alergia a medicamentos, ao sol, a picadas de insectos ou mesmo ao alergia ao protetor solar, e o seu tratamento pode ser feito com o uso de medicamentos anti-histamínicos como Allegra ou Loratadina por exemplo, indicados pelo dermatologista.

 

Principais sintomas

Os principais sintomas de alergia na pele incluem:

Coceira;
Vermelhidão;
Descamação;
Irritação;
Presença de manchas ou de bolinhas avermelhadas ou brancas.
Estes sintomas podem aparecer poucos minutos após o contato com o alergeneo, mas também podem demorar várias horas e até dias para se desenvolverem completamente. Dessa forma, deve-se tentar lembrar dos objetos ou substâncias que estiveram em contato com a região nos útltimos 3 dias, para tentar achar uma causa.

Nos casos mais graves e menos comuns, a alergia na pele pode também levar ao aparecimento de sintomas graves como dificuldade para respirar e desconforto na garganta, sendo nestes casos muito importante ir rapidamente no pronto socorro ou chamar o SAMU.

 


O que se deve fazer quando surgem sintomas

Assim que os primeiros sintomas de alergia surgem, é importante que tome medidas rapidamente, lavando com água abundante e sabão com pH neutro as regiões da pele onde os sintomas de alergia estão a surgir. Após lavar bem essas regiões, é importante passar na pele produtos hipoalérgicos com calmantes, como cremes ou loções com camomila, alfazema ou babosa por exemplo, para aliviar o desconforto e acalmar a irritação na pele, ajudando também a manter a sua hidratação. Veja outro tratamento caseiro para tratar a alergia na pele clicando aqui.

Porém, se após lavar e hidratar a pele, os sintomas não desaparecerem completamente após aproximadamente 2 horas ou se estes piorarem nesse espaço de tempo, é recomendado que consulte o dermatologista logo que possível para que ele possa prescrever remédios para o tratamento da alergia.


Fonte: Tua Saúde

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais