Cidadeverde.com

Organizadores hasteiam bandeira para resolver impasse na Gaymada

Imprimir

Fotos: Reprodução/ Facebook

A noite de sábado (21) teve um colorido especial com a III edição da Gaymada, que ocorreu na praça do 25º BC, em Teresina. O evento de nome sugestivo faz alusão ao jogo desportivo conhecido como queimada, mas não é somente uma brincadeira e busca combater o preconceito e a homofobia. 

Ao todo, 24 times formados por Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBTTT), além de heterossexuais que abraçam a causa, disputaram partidas que começaram durante a tarde e se estenderam até à noite. 

"Foi muito legal participar do evento. Sou professora e levei alguns alunos para participar da partida. É um absurso que em pleno ano 2016,  sejam necessárias ações de conscientização porque as pessoas são incapazes de respeitarem o próximo. Acho que participando, ajudamos na causa e visibilidade dos LGBTTT", disse Ceição Lopes, professora e personal trainer.

O torneio esportivo e cultural foi marcado por um pequeno impasse. A praça já havia sido reservada para a realização da Gaymada, mas um time masculino de basquete que jogava no espaço, se recusava a sair do local. Com isso, organizadores do evento hastearam uma bandeira com as cores do arco-íris em uma das cestas de basquete e a equipe se retirou da quadra.

 

Artistas do Piauí se mobilizaram a favor do Minc

Além de muita diversão, a III Gaymada também abriu espaço para a mobilização de artistas do Piauí que discutiam a ocupação do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Piauí (IPHAN). O ato buscava chamar a atenção para a extinção do Ministério da Cultura, o Minc, que com o presidente Michel Temer (PMDB) tinha se tornado apenas uma secretaria, subordinada ao Ministério da Educação. Contudo, após pressões de artistas em todo o Brasil, o Governo Federal voltou atrás e retomou a recriação do Ministério. 

"Aproveitamos a Gaymada para realizar uma plenária para a decidir como e quando será ocupação do Iphan pelos artistas. Nossa mobilização ainda é referente à extinção do Minc. Foi anunciado ontem às 14h, que o Ministério da Cultura volta, mas o movimento nacional dos artistas, mantêm as ocupações. Queremos saber que Ministério é esse que o Governo vai propor e como será esse novo Ministério", disse o ator e produtor cultural, Francisco Pellé Vieira. 

O novo ministro será Marcelo Calero, anunciado na última quarta (18) como secretário nacional de Cultura. Ele deve tomar posse na terça-feira (25).

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais