Cidadeverde.com

Incêndio destrói teatro Cultura Artística, em SP

Imprimir

As chamas que atingiram o Teatro Cultura Artística, no bairro da Consolação, na região central de São Paulo, neste domingo (17) foram controladas. Segundo o Corpo de Bombeiros, que atuou com 17 equipes no local, agora será feito o trabalho de rescaldo, porque há pequenos focos de incêndio em todo o prédio. A ocorrência não deixou vítimas.

Todo o terceiro andar do teatro, onde ficava a sala de espetáculos Esther Mesquita, a maior do local, com 1.156 lugares, foi destruída. A força das chamas causaram o desabamento do teto e às 9h30 ainda havia fumaça saindo da edificação. Uma área de apresentações menor, a sala Rubens Sverner, com capacidade para 339 lugares, não foi atingida pelas chamas, segundo os Bombeiros.

De acordo com o coronel dos Bombeiros João dos Santos de Souza, as causas do fogo serão investigadas pela perícia. ?Podem ser várias: balão, curto circuito ou incêndio criminoso. Os peritos é que vão dizer?, afirmou ele, segundo o qual as primeiras equipes a chegar ao local viram balões no céu.

Souza contou que o trabalho dos Bombeiros foi prejudicado porque o hidrante da rua que fica mais próximo ao local havia sido danificado por vândalos e não pôde ser usado pelos Bombeiros. As equipes tiveram de procurar outro hidrante mais distante. De acordo com o coronel, é comum encontrar esse tipo de equipamento destruído na cidade, pois as pessoas roubam algumas peças para vender.

Prejuízo cultural
Para o diretor do teatro, Paulo Calux, o prejuízo cultural do incêndio é maior do que o financeiro. ?Todo equipamento de luz da sala Esther Mesquita não existe mais. O ar condicionado, a mesa de som, que são o coração do teatro, foram perdidos?, afirmou. Questionado se o local tem seguro, o diretor disse presumir que sim.

Há espetáculos agendados para ocorrer no teatro até o final do ano. Na noite de sábado (16), o ator Marco Nanini voltou a se apresentar no local com a peça ?O Bem Amado?. Segundo o diretor, o teatro ficará fechado por tempo indeterminado. A produção de Nanini já foi avisada do problema, segundo Calux. O diretor garantiu que as pessoas que já compraram ingresso serão ressarcidas. Calux afirmou ainda que o teatro teve suas condições de segurança e combate a incêndio aprovadas pelo Corpo de Bombeiros.

Além de ?O Bem Amado?, também está em cartaz no teatro a peça ?Toc Toc?, do diretor Alexandre Reinecke. A apresentação está sendo realizada na sala Rubens Sverner, que não foi atingida pelas chamas, mas ficará sem funcionar por enquanto. Estava programada para esta segunda (18) e terça-feira (19) a apresentação da Orquestra Filarmônica de Liège.

Desde 1950
O prédio do teatro foi inaugurado em março de 1950 com um espetáculo do compositor Heitor Villa-Lobos. Já se apresentaram no local artistas como Fernanda Montenegro, Paulo Autran, Cacilda Becker, Jardel Filho, Sérgio Cardoso, Procópio e Bibi Ferreira,  Odete Lara, Dercy Gonçalves, Armando Bogus, Maria Della Costa, Marília Pera, entre outros.
 
 
 
Fonte: G1
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: