Cidadeverde.com

Mais 12 cidades do Piauí podem entrar em situação de emergência por causa da seca

Imprimir

Ontem (11), o governador Wellington Dias reconheceu situação de emergência em dez municípios do cerrado piauiense. De acordo com o diretor da Defesa Civil do Piauí, Vitorino Tavares, além destas cidades, em mais 12 também podem ser decretados estado de emergência por conta da seca acentuada. 

"O que estas cidades estão vivendo neste ano é reflexo da falta de chuvas em anos anteriores, quando o índice pluviométrico foi baixíssimo e as chuvas que caíram foram mal distribuídas..Além destas 10 cidades do Matopiba, outras 12 também da região do cerrado e algumas da região Norte do Estado, pleiteiam o reconhecimento da situação de emergência por conta da seca. Infelizmente, a perspectiva não é boa", disse Tavares. 

Em entrevista ao Notícia da Manhã, o diretor da Defesa Civil conta que a seca tem afetado não apenas os grandes empresários. Ele ressalta que os trabalhadores rurais também têm sofrido. 

"A falta de crédito além de criar problemas ao grandes empresários causa também aos trabalhadores rurais. Há uma verdadeira demissão em massa e como a nossa agricultura é mais voltada para a exportação, cria-se um desequilíbrio na balança comercial do Estado devido a redução absurda da produção", reitera. 

O reconhecimento da situação de emergência é importante para que os produtores possam negociar com os órgãos credores, mostrando com o amparo legal e e estatatal, que houve problemas. "É uma oportunidade para que eles possam negociar com o bancos e outros financiadores", finaliza Vitorino Tavares. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais