Cidadeverde.com

‘Não sabia de nada e só pensava em jogar futebol’, afirma Messi no tribunal

Imprimir

O craque Lionel Messi esteve, na manhã desta quinta-feira, num tribunal de Barcelona para prestar depoimento sobre a acusação de fraude fiscal. O jogador do Barcelona contestou as perguntas feitas e garantiu que nada sabia sobre o assunto, porque apenas estava concentrado em jogar futebol.

Foto: Manu Fernandez / AP

 O depoimento é parecido com os das testemunhas que foram ouvidas na quarta-feira. Elas garantiram que o camisa 10 não tinha conhecimento de contratos.

O argentino, bem como o seu pai, Jorge Messi, é acusado em processos de fraude fiscal no valor de 4,1 milhões de euros, referentes a direitos de imagem entre os anos de 2007 e 2009. O julgamento começou no dia 31 de maio e deve se estender até esta sexta-feira.

– Nunca perguntei nada ao meu pai sobre esses temas (tributação). A verdade é, como explicou o meu pai, que eu confiava nele e nos advogados. Não sabia de nada e só pensava em jogar futebol – afirmou Messi no tribunal, segundo o jornal "Mundo Deportivo".

O argentino negou que soubesse ser sócio de empresas em atividades em paraísos fiscais.

– Não sabia que era sócio dessas empresas e assinava os papéis porque confiava no meu pai e nos advogados. Só sabia que assinava acordos com patrocinadores e que tinha de fazer anúncios, tirar fotos e coisas assim – disse.

Como a pena solicitada é menor que dois anos de prisão, ambos só precisam comparecer no dia de sua declaração. Jorge Messi desvinculou o craque da gestão de sua fortuna, atribuindo a responsabilidade a ele mesmo, que é empresário do jogador. A promotoria aceitou esta versão e pediu o arquivamento do caso contra o jogador, mas a Promotoria do Estado, representante da Fazenda espanhola, decidiu manter a acusação.

Se forem declarados culpados, a Promotoria deseja como pena para Messi e seu pai uma multa equivalente ao valor fraudado e 22 meses e meio de prisão. Como não possuem antecedentes judiciais, eles não teriam que cumprir esta eventual pena, de acordo com o código penal espanhol.

Messi viajará direto para os Estados Unidos, onde a seleção da Argentina irá disputar a Copa América Centenário. A competição acontecerá no país norte-americano de 3 a 26 de junho. A Argentina está no grupo D, junto com Bolívia, Chile e Panamá. A estreia da equipe será na próxima segunda-feira, contra os chilenos, às 23h (de Brasília), em Santa Clara (EUA).


Fonte: Extra

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais