Cidadeverde.com

Feito em Casa: Salipi terá revisão do Enem e Oswaldo Montenegro

Imprimir

Neste sábado(4), Cineas recebeu para o "Papo no Jardim", o presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes. A entidade é responsável pela organização do Salão do Livro do Piauí, que esse ano vai aconetcer de 10 a 19 de junho, no espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí (Ufpi).

Segundo o presidente da Fundação, em 2016 o Salipi vem com novidades e vai priorizar o público jovem, que segundo ele, vem produzindo muita coisa e usando as mídias sociais para divulgar esses trabalhos.

Entre as novidades do Salao, estão as revisões para o Enem, que vão  acontecer durante  cinco tardes, das 14h às 18h, com professores gabaritados e material didático gratuito. Kássio ressaltou que o público alvo são estudantes de escolas públicas e convidou os diretores de unidades de ensino a ligarem para a Fundação, no 3221-8159, para agendar a participação de seus alunos.

A idéia foi elogiada por Cineas, pois para ele traz uma objetividade ao Salão. "Isso é muito bom. Agora a coisa é objetiva. O aluno vai sair dali levando alguma coisa", disse.  

Ainda na conversa sobe o Salipi 2016 foi destacada a participação de um ícone da literatura nacional, Nicolas Behr, que na década de 70, lembrou Cineas, revolucionou o País percorrendo o Brasil divulgando sua poesia, produzida de forma independente e num período conturbado, o da ditadura. Kássio disse que o convidado vai proferir palestras e fará uma oficina.

Sobre as atrações artísticas, o presidente da Fundação Quixote anunciou a abertura do Salipi com o grupo Octeto e o encerramento com um grande nome da música popular brasileira, o cantor e compositor Oswaldo Montenegro.

Essa será a 14ª edição do Salipi, que originou-se do Língua Viva, um projeto de qualificação de professores, e que ganhou forma através de quatro professores: Cineas Santos, Romero Lima, Wellington Soares e Nilson. Cineas ressaltou que no início, em 2003, não havia por trás nenhuma institução ou órgão público de peso e valorizou as parcerias existentes hoje.

O apresentador ainda aproveitou a conversa sobre o Salipi para mandar um recado às pessoas que criticam o evento. "Deveriam colocar-se à disposição para ajudar", falou, acrescentando que todo o orçamento do Salão, o que entra de dinheiro e as despesas, estão abertas para quem quiser saber.

Para finalizar, Cineas lembrou que o Salipi incentivou a criação de outros salões pelo Piauí e até salões em bairros da capital, citando o Salão do Livro que irá acontecer no Grande Dirceu. zona Sudeste de Teresina. Uma iniciativa, que, se seguida pelos outros bairros, propiciaria a realização de Salão do Livro durante todo o ano.

Assista no vídeo a entrevista completa!


Marcelo Lopes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais