Cidadeverde.com

I Mostra de Cinema Francês do IFPI terá início nesta terça-feira (07)

Imprimir

Começa nesta terça-feira, 7, às 15h, no Campus Teresina Central, a I Mostra de Cinema Francês do Instituto Federal do Piauí (IFPI). A iniciativa é fruto de parceria entre a Diretoria de Relações Internacionais e a Embaixada da França no Brasil.

Durante o evento, que vai até quinta-feira, 9, serão exibidas gratuitamente sete produções francesas. “Para a Mostra, exibiremos filmes que não estiveram no circuito comercial, e sim produções que tratam de imigração, adoção, luta por direitos, entre outros temas. A ideia é dar visibilidade e aprofundar os debates sobre essas questões”, comenta Áurea Santos, uma das organizadoras do evento.

A abertura da Mostra contará com a participação da Adida de Cooperação do Consulado Geral da França em Recife, Cecilia Goloboff. O filme A Escola de Babel abrirá a Mostra. A trama gira em torno de uma escola secundária de Paris, onde alunos imigrantes entre 11 e 15 anos aprendem as primeiras lições de francês.

Após a exibição do filme, haverá o lançamento do livro O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, edição bilíngue (português-francês), traduzido pelo professor Halan Kardeck Ferreira da Silva, do Campus Teresina Central. Às 18h, será exibido o segundo filme do dia, A Esquiva.

A programação completa da Mostra contará, ainda, com a exibição dos filmes Aprovado pela adoção, Persepolis, Simone Veil: uma história francesa, Encontros para a conquista e o musical Duas garotas românticas. Após a exibição de cada filme, haverá painéis de discussão mediados pela professora de Francês, Leila Khemiri, por docentes do IFPI e convidados.

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais