Cidadeverde.com

Mulheres fazem ato contra casos de estupro na avenida Frei Serafim

Vários grupos de mulheres que realizam na tarde desta segunda-feira, 06, às 16h, em frente ao Hiper Bom Preço da avenida Frei Serafim um ato público contra a cultura do estupro e pelo fim da impunidade em casos de violência sexual. 

Segundo o Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, todos os anos cerca de 50 mil pessoas são estupradas no Brasil (números oficiais). Sabe-se, porém, que o estupro é um dos crimes mais subnotificados. Uma mulher é estuprada a cada 11 minutos no país. No Piauí, uma é vítima de violência sexual a cada 19 horas. 

O Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA) estima que os dados oficiais representam apenas 10% dos casos ocorridos.Os registros apontam que 89% das vítimas são do sexo feminino e, desse total, 70% são crianças e adolescentes.

No Piauí, dois casos de estupro coletivo ganharam destaque nacionalmente. Quatro meninas foram estupradas na de Castelo do Piauí em maio do ano passado e, recentemente, uma garota foi estuprada por cinco homens em Bom Jesus.

Participam do protesto mulheres que integram a Central Única dos Trabalhadores, Sindicato dos Comerciários, Grupo Nós Tudinha, Coisa de Nego, União das Mulheres Piauineses (UMP), UBM (União Brasileira de Mulheres), GEMDAC-Gênero Mulher Desenvolvimento e Ação para a Cidadania em Teresina, Federação das Associações de Moradores e Conselhos Comunitários do Piauí (FAMCC), Movimento de Luta pela Terra (MLT), Fórum de Entidades Negras, SINPAF - Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário, Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Piauí – CEDDM, Secretaria da Mulher do PT/PI, a Coordenadoria de Estado de Políticas para Mulheres - CEPM / PI, PcdoB, PCO, PT, Dever de Casa, Ayabás e a Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (RENAFRO). 

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais