Cidadeverde.com

Teresina recebe festival internacional de dança; Veja programação

Imprimir

Teresina sedia a partir desta quarta-feira (8) até 12 de junho, a segunda edição do Festival Internacional de Dança JUNTA [2]. Além de artistas piauienses, o espetáculo, que neste ano tem como tema “A Ética, Estética e Comunidade”, é desenvolvido por 65 bailarinos da Espanha, Moçambique, Argentina, Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia.

Com a característica itinerante, as performances do Festival serão realizadas em diferentes pontos culturais da capital piauiense. A programação conta com ocupações artísticas na Casa da Cultura, Teatro 4 de Setembro, Clube dos Diários, Escola de Dança Lenir Argento e no prédio do Sesc, localizado na Avenida Campos Sales. A ideia do JUNTA é articular ações e perspectivas para o circuito de dança e de arte contemporânea em Teresina.

“O objetivo é tornar Teresina participativa não só no sentido de ver a dança, mas de pensar sobre a dança e entender que tudo o que está acontecendo no país afeta a gente de uma maneira que faz com que nós repensemos sobre qual tipo de dança estamos fazendo. Esperamos que o público venha para podermos dialogar”, espera Datan Izaká, um dos coordenadores do Junta.

O JUNTA[2] também traz na sua programação workshops, mostras de processo e programação infantil. Mariana Pimentel, coordenadora do projeto de Artes Cênicas do Sesc Nacional, uma das instituições patrocinadoras do Festival, acredita que o espetáculo é importante. "O projeto possibilita o intercâmbio de artistas piauienses com os de outros estados e países", afirmou.

Sobre o JUNTA

O JUNTA surgiu em 2015, já fortalecendo e oficializando um circuito de festivais de dança no Nordeste do Brasil, em parceria com o Conexão Dança (MA). Sua 1ª edição marcou Teresina no circuito de dança contemporânea do país, viabilizando uma experiência estética, que fomenta a dança e a arte locais e a criação e manutenção de redes de atuação. 

As ações artísticas do JUNTA esse ano se dividem em 04 Zonas:

 Zona Articular – espaço para articular praticas, procedimentos e conversas sobre o fazer da dança em seus diferentes modos de fazer. São residências, workshops, conversas que articulam o circuito internacional de dança no Piauí.

 Zona Urbana – intervenções urbanas que acontecerão em espaços também do centro da cidade.

 Zona em Processo – mostra de processo, trabalhos ainda na cozinha da criação.

 Zona em Movimento – a programação de espetáculos.

O Junta é apresentado pela Caixa Econômica e realizado pelo Instituto Punaré e Sesc.

Programação

Aprendizado e trocas (Zona Articular)

A primeira ação da Zona articular é a do grupo holandês NOOM (Liesje van den Berk, Maaike van de Westeringh e Jeen Rabs), que fará residência Meu Amigo Sombra. Com duração de 10 dias e participação de artistas locais será finalizada com uma performance  voltada para crianças e adultos, que será apresentada na Zona em Processo (espaços para trabalhos em experimentação). 

Corpo Presente de Denise Stutz (RJ) nos dias 06, 07 e 08; Troca Troca de Wagner Schwartz (SP) nos dias 06 e 07; Juntando Escrita com Anderson do Carmo (SC) nos dias 08, 10 e 11 e oficinas dos moçambicanos Matanyane e Benjamim (10 e 11) estarão também na zona articular sempre pela manhã. São espaços de formação com importantes momentos para trocar experiências e articular ações entre artistas que estarão circulando pelo festival este ano.
 
Além das oficinas e residências, na Zona Articular o JUNTA propõe uma conversa dança com o Discoreografia – Música, Dança e Blá, Blá, Blá. Trata-se de um programa de web-rádio com Elisabete Finger que bate um papo com artistas sobre suas obras e seus processos criativos através da música. No #JUNTA2, o Discoreografia acontece ao vivo com a participação do público, e recebe como convidada a coreógrafa carioca Denise Stutz. 

(Re)Conhecendo Movimentos (Zona em Movimento)
Os espetáculos são a parte do JUNTA bastante esperada pelo público. É a oportunidade de saber o que está sendo pensado e discutido na dança contemporânea mundial através das obras.
 
GAG, de Luciana Chieregati (Espanha/Brasil); Supervivência (Argentina) de Alina Ruiz Folini, Nudez (Moçambique), Piranha de Wagner Schwartz (SP/França), Mordedores de Marcela Levi e Lúcia Russo(RJ), The Hot One Hundred Choreographers e “Ó” de Cristian Duarte (SP), Desatro de Neto Machado (BA), Finita de Denise Stutz (RJ), Baixa da Égua, da Cia Luzia Amélia (PI) estarão compondo a programação de espetáculos. 

JUNTA na rua (Zona Urbana)
A relação entre o Corpo e o Espaço é fundamental na Dança. A partir disso, o JUNTA propõe ações de reconhecimento e envolvimento pela cidade.  Com as intervenções urbanas Burcas Flutuantes de Aline Tima (SP), Gráfico Planificado da Violência de Fernando Lopes (BA) e Camelô AM/ FM de Calu Zabel (SP) o Festival traz outros olhares e possibilidades de vivenciar e questionar a cidade em que habitamos. 

Compartilhando percursos (Zona em Processo)
Trabalhos ainda na cozinha da criação como Mulher Bomba de Izabelle Frota, Tumate de Elielson Pacheco, Entre de Datan Izaká e Folie à Famille de Luiz Outro vão compartilhar no JUNTA seus percursos.

Todas as oficinas são gratuitas e acontecem pela manhã de 9h às 12h na Casa da Cultura de Teresina.  As vagas são limitadas e para se inscrever basta enviar e-mail para [email protected], assunto do e-mail com o nome da oficina que deseja fazer, identificando-se, falando brevemente de você e sobre a intenção de participar da oficina.

Izabella Pimentel
Especial para o Cidadeverde.com

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais