Cidadeverde.com

Comissão quer ouvir ministros sobre compra de caças suecos

O deputado federal Heráclito Fortes (PSB-PI) apresentou requerimento à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados solicitando a presença do Ministro da Defesa, Raul Jungman; e do Ministro do Gabinete da Segurança Institucional da Presidência da República, General Sérgio Etchegoyen, que falará em nome da Abin, para prestar esclarecimentos sobre a compra dos Caças Suecos Gripen. 

Do mesmo modo, o deputado também requereu informações do Ministro Chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, sobre o parecer dado acerca do assunto.

Heráclito destacou a circulação de várias matérias abordando o assunto, em especial, matéria da Revista IstoÉ, edição do último dia 06/06/2016, intitulada "Propina a Jato", que traz denúncias de superfaturamento e corrupção de agentes públicos. A matéria aponta ainda que superfaturamento de US$ 900 milhões na compra de 36 caças supersônicos pode ter favorecido Luís Cláudio Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula, e o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho.

"Trata-se de assunto sério e de interesse dessa Comissão e sua gravidade exige que o assunto não seja tratado de maneira reservada ou confidencial, sem o conhecimento do Congresso Nacional e da sociedade brasileira", destacou Heráclito, ressaltando que os detalhes das negociações sejam trazidos à luz, com a efetiva participação do parlamento brasileiro antes mesmo da sua assinatura pelo Brasil e Suécia.

Em seu requerimento, Heráclito lembrou que já se encontra em tramitação na CREDN mensagem do Poder Executivo de nº 414/2015, em caráter de prioridade, cujo objetivo vai ao encontro exatamente com o principal assunto tratado na matéria da Revista IstoÉ, elevando a necessidade de reflexão sobre a adequação das ações pactuadas com a Estratégia Nacional de Defesa e pelo respeito à soberania do Estado Brasileiro.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais