Cidadeverde.com

"Fiquei intimidado por um piano", diz Rodrigo Santoro

Imprimir
Rodrigo Santoro encarna o pianista Joaquim no novo filme de Walter Lima Jr., Os Desafinados, que estréia em 29 de agosto. "Fiquei intimidado por um piano gigante de cauda", confessou ele nesta segunda-feira, em São Paulo, ao lado de Ângelo Paes Leme, André Moraes e Jair Oliveira.

Eduardo Lopes/Especial para Terra

Rodrigo Santoro fala sobre o filme
'Os Desafinados' em SP
 
O ator contou que no primeiro dia de ensaio, em um estúdio de música em Laranjeiras, Rio de Janeiro, se assustou ao se deparar com Oliveira, Leme e Moraes totalmente familiarizados com seus instrumentos.

"A gente não se conhecia e quando cheguei lá eles já faziam um som", continuou.

Segundo Santoro, antes do filme ele tocava "apenas a campainha e um pouco de violão". Mas após seis semanas de aula de piano e outras tocando nas filmagens, o ator já se sentiu confiante o bastante para tocar em rodas de amigos.

Ter uma familiaridade com a música foi pré-requisito de Walter Lima Jr. ao escolher o elenco. Com exceção de Santoro e Cláudia Abreu, que é dublada por Branca Lima.

Mesmo assim, Santoro fez questão de embarcar totalmente no papel. "Eu não conseguiria pensar em fazer um compositor sem ter uma relação com o instrumento", explicou ele, que também mostra sua voz na fita.

A dificuldade, porém, não ficou apenas para Santoro. Jair Oliveira também passou dias no estúdio para se adaptar o contrabaixo acústico e Ângelo Paes Leme para relembrar seus tempos de músico.

 
A banda
Os Desafinados foi rodado em 2006 e dois anos a amizade criada durante as filmagens não acabou. Pelo contrário, agora os quatro atores se reúnem nas folgas para ensaiar. "Os Desafinados agora é uma banda. No filme e fora dele", explica Paes Leme.

"A idéia da banda vem do filme. Já temos um repertório e estamos em estúdio. Queremos fazer shows paralelamente ao lançamento de Os Desafinados", completou.

 
O filme
"É um filme sobre amigos e não sobre a bossa nova", esclarece Walter Lima Jr. sobre Os Desafinados. A confusão é comum porque o gênero musical é pano de fundo para contar a história dos quatro integrantes da banda Os Desafinados.

O longa-metragem narra a história dos jovens com o passar dos anos, até os dias atuais, quando os velhos protagonistas contam novamente sua história na mesa do antigo bar onde ensaiavam e que hoje se transformou em um local de danças eróticas.

Na década de 70, os amigos que sonhavam em ganhar o mundo com sua bossa largaram família, amores e mulheres grávidas e foram para Nova York. O cineasta Dico (Selton Mello) os acompanha e lá eles vivem romances, desilusões e conquistas.
 
 
 
Fonte: Terra
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: